Semana e Dia Cáritas | Diocese Bragança-Miranda

Neste ano jubilar, somos todos convocados a um encontro pessoal com a misericórdia de Deus Pai. Desse encontro misericordioso brota inevitavelmente a necessidade de nós sermos rostos de misericórdia para todos. “A misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia. É um milagre sempre novo que a misericórdia divina possa irradiar-se na vida de cada um de nós, estimulando-nos ao amor do próximo e animando aquilo que a tradição da Igreja chama as obras de misericórdia corporal e espiritual.”(Mensagem Quaresma 2016, Papa Francisco).

Nesta semana de 21 e 28 de fevereiro, a Cáritas Nacional e consequentemente as Diocesanas propõe-nos viver a Semana Nacional da Cáritas, sob o lema: Coração da Igreja no mundo, em que o DIA CÁRITAS será recordado de modo particular, na nossa Diocese, com a celebração da Missa Dominical, na Catedral às 18.00hs,  presidida pelo Senhor D. José Cordeiro.

Este tempo serve para nos despertar para a prática concreta da misericórdia que é a caridade pois «Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem do alimento quotidiano, e um de vós lhe disser: "Ide em paz; tratai de vos aquecer e de matar a fome", mas não lhes der o que é necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?» (Tg 2, 15-16).

Somos então convocados a “Nestes tempos difíceis, recordar a tradição das obras de misericórdia (que) significa apreender a caridade e a misericórdia como arte do encontro, como arte da relação, como arte de viver (arte de ser à imagem do Bom Pastor), mas significa sobretudo novo impulso de humanidade, para não permitir que o cinismo, a corrupção, a mentira, a ambição do poder e do domínio sobre os outros, a barbárie e a indiferença levem a melhor.” ( D. José Cordeiro, homília do Enterro do Senhor, 2015).

Aproveitemos, conscientes das exigentes palavras do apóstolo “ainda que possua a fé em plenitude, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou.”(1Cor13,2) e colaboremos com a nossa generosidade, sendo que no próximo domingo, o peditório reverterá para a Cáritas Diocesana.

Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda