Edições | Diocese Bragança-Miranda

Apresentam-se as edições bibliográficas da Diocese de Bragança-Miranda.

Coleção Presbyterium

Coordenador: Henrique Manuel Pereira

«Santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais /Fátima do Nordeste. / Memórias»

Autoria: Cón. Manuel Joaquim Ochôa

Textos de D. José Manuel Cordeiro, Pe. José António Machado e Henrique Manuel Pereira

«As memórias do fundador do Santuário, desde o sonho em 1961 até 2003, que agora se publicam, pretendem ser uma digna e grata homenagem aos sinais de Deus nesta terra florida de amendoeiras, onde o entusiasmo missionário e o ardor da devoção mariana do Senhor Cónego Manuel Joaquim Ochôa continuam na jovem e esperançosa Fundação Canónica Cónego Manuel Joaquim Ochôa.»

1.ª edição (Julho de 2015)

Obra disponível nos serviços administrativos do Santuário

«D. Frei Bartolomeu dos Mártires e outros textos sobre o Venerável»

Autoria: Mons. José de Castro

Nota: D. José Manuel Cordeiro

1.ª edição (Julho de 2014)

Organização: Henrique Manuel Pereira e Sandra Vale

Preâmbulo: D. José Manuel Cordeiro

1.ª edição (Abril de 2016)

«Pe. Francisco Manuel Alves / Natural e Abade de Baçal / Notas do Arquivo Diocesano», desnecessário é declará-lo, configura, de algum modo, uma homenagem ao sacerdote, faceta acaso menorizada no conjunto do seu retrato. Não é difícil encontrar nas páginas que se seguem efeitos de ressonância, quando não mesmo correlações fundamentais, que sublinhem o zelo pastoral do Abade de Baçal.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

«In Memoriam / Pe. Francisco Manuel Alves»

Autoria: Mons. José de Castro

Nota: Mons. Adelino Fernando Paes

Edição no âmbito do 50.º aniversário da morte do autor de “Portugal no Concílio de Trento” e do jubileu sacerdotal de D. José Cordeiro. “In Memoriam”, da autoria de Monsenhor José de Castro, é o mais recente volume editado pela diocese de Bragança-Miranda, no âmbito do 50.º aniversário da morte do autor de “Portugal no Concílio de Trento” e do jubileu sacerdotal de D. José Cordeiro, contando com a organização de Henrique Manuel Pereira, Professor da Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes.

1.ª edição (Junho de 2016)

Coleção Domus Ecclesiae

Coordenador: Henrique Manuel Pereira

«O bálsamo da unção»

Autoria: José Manuel Cordeiro

Imagem da Capa: Ilda David

1.ª edição (Março de 2015)

Este livro reúne alguns textos mais significativos  escritos em 2014, repescando ainda alguns textos de 2012 e 2013. O conjunto dos textos abarca, diacronicamente, vários géneros, desde orações e homilias a mensagens, conferências, cartas, artigos e notas pastorais.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

«Estatutos,normas e diretivas Diocese de Bragança-Miranda»

Autoria: Diocese de Bragança-Miranda (com a generosa colaboração da Dra. Fátima Pimparel)

1.ª edição (Janeiro de 2015)

Aqui se reúne a Legislação Particular dirigida à porção do Povo de Deus que compõe a Igreja da Diocese de Bragança-Miranda, na convicção de que a compilação dos Estatutos, Regulamentos e Normas num único volume facilitará a consulta, mas também, e sobretudo, a sua divulgação.

«A Árvore do Pão»

Autoria: José Manuel Cordeiro

Imagem da Capa: Graça Morais

1.ª edição (Abril de 2014)

Este livro recolhe algumas conferências, homilias, lectio divina e outros textos dos dois primeiros anos (2011-2013) do ministério episcopal em Bragança-Miranda.

A metáfora do ouriço aberto seja dom e profecia para a comunidade dos crentes que reparte sempre de Cristo nos caminhos sempre novos da missão evangelizadora!

Obra disponível na Redacção de «Mensageiro de Bragança».

«Na Nossa Catedral, para sempre nos encontraremos! / D. António José Rafael e Mário Ferreira da Silva»

Prefácio: D. José Manuel Cordeiro

1.ª edição (setembro de 2016)

Do encontro de dois homens trata este livro cujo título poderia ser "Encontro na Catedral". Um, edificou-a; outro, deu-lhe coração e rosto.Aqui se conjugam as raízes da tradição e da identidade com a asa livre da criação. Diante daquele Mural, de nós para connosco, talvez nos seja possível ouvir o inaudito, ver o que é imperceptível e esboçar respostas, transitórias que sejam, às nossas perguntas eternas. São assim os prodígios da Arte.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana e na Catedral.

«Directório de Música para a Liturgia»

1.ª edição (outubro de 2016)

A presente publicação do directório de música para a Liturgia, tão desejada e quanto necessária, ajude à beleza expressiva da oração e à participação activa, consciente e frutuosa na celebração dos mistérios de Cristo.

Anexos 2 e 3 do livro estão disponíveis para descarga: clique aqui.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana.

Informação atualizada em: 07.10.2016