Edições | Diocese Bragança-Miranda

Apresentam-se as edições bibliográficas da Diocese de Bragança-Miranda.

Coleção Presbyterium

Coordenador: Henrique Manuel Pereira

«Santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais /Fátima do Nordeste. / Memórias»

Autoria: Cón. Manuel Joaquim Ochôa

Textos de D. José Manuel Cordeiro, Pe. José António Machado e Henrique Manuel Pereira

«As memórias do fundador do Santuário, desde o sonho em 1961 até 2003, que agora se publicam, pretendem ser uma digna e grata homenagem aos sinais de Deus nesta terra florida de amendoeiras, onde o entusiasmo missionário e o ardor da devoção mariana do Senhor Cónego Manuel Joaquim Ochôa continuam na jovem e esperançosa Fundação Canónica Cónego Manuel Joaquim Ochôa.»

1.ª edição (Julho de 2015)

Obra disponível nos serviços administrativos do Santuário

 

«D. Frei Bartolomeu dos Mártires e outros textos sobre o Venerável»

Autoria: Mons. José de Castro

Organização e Introdução: Henrique Manuel Pereira

Nota: D. José Manuel Cordeiro

1.ª edição (Julho de 2014)

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

 

 

 

«Pe. Francisco Manuel Alves / Natural e Abade de Baçal / Notas do Arquivo Diocesano»

Organização: Henrique Manuel Pereira e Sandra Vale

Preâmbulo: D. José Manuel Cordeiro

1.ª edição (Abril de 2016)

«Pe. Francisco Manuel Alves / Natural e Abade de Baçal / Notas do Arquivo Diocesano», desnecessário é declará-lo, configura, de algum modo, uma homenagem ao sacerdote, faceta acaso menorizada no conjunto do seu retrato. Não é difícil encontrar nas páginas que se seguem efeitos de ressonância, quando não mesmo correlações fundamentais, que sublinhem o zelo pastoral do Abade de Baçal.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

 

 

«In Memoriam / Pe. Francisco Manuel Alves»

Autoria: Mons. José de Castro

Organização e Introdução: Henrique Manuel Pereira

Nota: Mons. Adelino Fernando Paes

Edição no âmbito do 50.º aniversário da morte do autor de “Portugal no Concílio de Trento” e do jubileu sacerdotal de D. José Cordeiro. “In Memoriam”, da autoria de Monsenhor José de Castro, é o mais recente volume editado pela diocese de Bragança-Miranda, no âmbito do 50.º aniversário da morte do autor de “Portugal no Concílio de Trento” e do jubileu sacerdotal de D. José Cordeiro, contando com a organização de Henrique Manuel Pereira, Professor da Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes.

1.ª edição (Junho de 2016)

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

 

 

a_virgem_santa_maria_na_fe_da_igreja.jpg«A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja»

Autoria: Cón. Silvério Benigno Pires

“O livro é consequência do ano mariano, que se vive atualmente. Comecei a sonhá-lo aquando da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora e também no contexto das Aparições”, explica o autor, que pretendeu evitar que fosse “mais um livro de N. Sra. Felizmente há muitos, com muitas orações, cânticos, devoções. Procurei que não fosse nada disso. A minha preocupação foi recolher os grandes documentos do magistério da Igreja sobre Nossa Senhora”, frisa o antigo reitor do Seminário Diocesano de S. José.
O Cón. Silvério Pires considera que ainda não foi divulgado “suficientemente o que as Escrituras dizem dela”. “Basicamente, são os quatro dogmas que a Igreja definiu: o da Imaculada Conceição, onde consta na íntegra a bula do Papa Beato Pio IX; da Assunção de N. Sra, onde consta na íntegra a bula do Papa Pio XII; como o Concílio de Éfeso tratou o tema da Mãe de Deus; a virgindade de Maria no concílio  de Latrão”, enumera.
“Foram estes pilares da doutrina mariana, que não eram divulgados na íntegra. A minha preocupação foi que passassem para os fiéis estes documentos maravilhosos da Igreja sobre Nossa Senhora, porque são cheios de doutrina, de espiritualidade, de Sagrada Escritura... E a figura da Virgem Maria, com estes documentos e citações bíblicas, ficou mais dignamente divulgada e purificada”, acredita o autor.

1.ª edição (Maio de 2017)

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

lodo.jpg

«O homem que do lodo fez estrelas / Telmo Ferraz»
Autoria: Telmo Ferraz
Organização: Henrique Manuel Pereira
Prefácio: D. José Manuel Cordeiro

«Temos em mãos um laborioso, belo e bom volume. Impressiona o número de testemunhos aqui convocados; impressiona, sobretudo, a coerência do retrato do Padre Telmo Ferraz feito por quantos com ele viveram ou, de forma mais ou menos directa, com ele se cruzaram.»

1.ª edição (Julho de 2017)
Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana.

 

 

 

Coleção Domus Ecclesiae

Coordenador: Henrique Manuel Pereira

«O bálsamo da unção»

Autoria: José Manuel Cordeiro

Imagem da Capa: Ilda David

1.ª edição (Março de 2015)

Este livro reúne alguns textos mais significativos  escritos em 2014, repescando ainda alguns textos de 2012 e 2013. O conjunto dos textos abarca, diacronicamente, vários géneros, desde orações e homilias a mensagens, conferências, cartas, artigos e notas pastorais.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

 

 

«Estatutos,normas e diretivas Diocese de Bragança-Miranda»

Autoria: Diocese de Bragança-Miranda (com a generosa colaboração da Dra. Fátima Pimparel)

1.ª edição (Janeiro de 2015)

Aqui se reúne a Legislação Particular dirigida à porção do Povo de Deus que compõe a Igreja da Diocese de Bragança-Miranda, na convicção de que a compilação dos Estatutos, Regulamentos e Normas num único volume facilitará a consulta, mas também, e sobretudo, a sua divulgação.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana

 

 

 

 

«A Árvore do Pão»

Autoria: José Manuel Cordeiro

Imagem da Capa: Graça Morais

1.ª edição (Abril de 2014)

Este livro recolhe algumas conferências, homilias, lectio divina e outros textos dos dois primeiros anos (2011-2013) do ministério episcopal em Bragança-Miranda.

A metáfora do ouriço aberto seja dom e profecia para a comunidade dos crentes que reparte sempre de Cristo nos caminhos sempre novos da missão evangelizadora!

Obra disponível na Redacção de «Mensageiro de Bragança».

 

 

«Na Nossa Catedral, para sempre nos encontraremos! / D. António José Rafael e Mário Ferreira da Silva»

Organização e Introdução: Henrique Manuel Pereira

Prefácio: D. José Manuel Cordeiro

1.ª edição (setembro de 2016)

Do encontro de dois homens trata este livro cujo título poderia ser "Encontro na Catedral". Um, edificou-a; outro, deu-lhe coração e rosto.Aqui se conjugam as raízes da tradição e da identidade com a asa livre da criação. Diante daquele Mural, de nós para connosco, talvez nos seja possível ouvir o inaudito, ver o que é imperceptível e esboçar respostas, transitórias que sejam, às nossas perguntas eternas. São assim os prodígios da Arte.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana e na Catedral.

«Directório de Música para a Liturgia»

1.ª edição (outubro de 2016)

A presente publicação do directório de música para a Liturgia, tão desejada e quanto necessária, ajude à beleza expressiva da oração e à participação activa, consciente e frutuosa na celebração dos mistérios de Cristo.

Anexos 2 e 3 do livro estão disponíveis para descarga: clique aqui.

Obra disponível nos serviços da Cúria Diocesana.

 

Informação atualizada em: 16.07.2017