IDEP - Instituto Diocesano de Estudos Pastorais | Diocese Bragança-Miranda

IDEP

O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) é uma escola teológica, pertencente à Diocese de Bragança-Miranda, que desenvolve actividades formativas em diversos âmbitos:

• Formação permanente dos Presbíteros e dos Diáconos;
  • Formação de agentes pastorais;
  • Formação laical;
  • Formação académica dos candidatos ao Diaconado Permanente;
  • Formação Pastoral (curricular) dos Seminaristas Maiores (6ºano);
  • Reflexão teológica e pastoral;
  • Preparação básica dos professores de EMRC.

A quem se destina?

• Clero;
  • Leigos propostos pelos párocos;
  • Leigos com vontade de adquirir conhecimentos básicos de Teologia e Pastoral;
  • Religiosos(as), animadores e cooperadores, catequistas, professores de EMRC;
  • Candidatos ao Diaconado Permanente (propostos pelos párocos).

Estrutura Curricular:

1º Ano: Introdução à Sagrada Escritura; Liturgia e Ministérios; Revelação e Fé; História da Igreja e da Diocese; Pastoral; Introdução à Espiritualidade; Música; Doutrina Social da Igreja; Princípios de Vida Moral; Princípios básicos de Direito Canónico.

2º Ano: O Deus de Jesus Cristo; Liturgia; Catequética; Antigo Testamento; Eclesiologia; Espiritualidade; Pastoral Juvenil e Vocacional; Direito; Novo Testamento; Teologia Sistemática.

3º Ano: Psicologia; Introdução aos Sacramentos; Moral; Vaticano II; Espiritualidade; Liturgia; Sacramentos; Teologia Dogmática; Direito; Dúvidas de Fé.

Oferta Formativa:

• Duração de 3 anos;
  • Possibilidade de inscrição “ad hoc” nas disciplinas, para formação pessoal;
  • Cada ano, com aproveitamento, capacitará para o exercício dos seguintes serviços e ministérios:

1.º Ano: Leitores (Instituídos ou Designados) e Salmistas.

2.º Ano: Ministros Extraordinários da Comunhão; Acólitos (Instituídos ou Designados); Catequistas e professores de EMRC.

3.º Ano: Ministros da Palavra; Diáconos Permanentes; Integra os seminaristas do 6º ano pastoral.

Carga horária: Sábados (09h00-12h50)

Local das Aulas: Seminário diocesano de São José, Avenida Cidade de Zamora, 5300-111 Bragança. GPS: 41º48'27"N 6º45'15"W

Contatos: Seminário diocesano de São José, Avenida Cidade de Zamora, 5300-111 Bragança. Tlf.: +351 273 300 140, Tlm: +351 964 162 426, E-mail: idepbm@gmail.com, GPS: 41º48'27"N 6º45'15"W

Blogue

Como se pode inscrever? Deslocando-se aos serviços da Cúria Diocesana e preenchendo uma FICHA DE INSCRIÇÃO. Posteriormente será contatado via telefone e/ou e-mail.

Memória descritiva do logótipo
Mestre e discípulo, na presença de Cristo e iluminados pelo Espírito Santo. A escada representa a relação entre o céu e a terra, símbolo da ascensão gradual e da evolução. Sete degraus, número sagrado, escada das virtudes, em que o primeiro degrau corresponde à humildade. Chama, símbolo da presença e manifestação de Deus em cada um de nós. O grão de amendoeira simboliza o mistério e profundidade da vida!

Informação atualizada em 17.09.2017