Notícias | Diocese Bragança-Miranda

D. Delfim Gomes é ordenado este domingoQua, 30/11/2022 - 14:36

D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, vai presidir à Ordenação Episcopal de D. Delfim Jorge Esteves Gomes, Bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga.

A cerimónia terá lugar no domingo, às 15h00, na Catedral de Bragança. D. Manuel Clemente (Cardeal Patriarca de Lisboa), D. António Marto (Cardeal e Bispo Emérito de Leiria-Fátima) e vários arcebispos e bispos de Portugal e Espanha serão, também, ordenantes.

«Precisam-se “Seminaristas-Padres” com o “Cheiro do Sacrário”» | Opinião do Pe. Sobrinho AlvesSáb, 26/11/2022 - 21:56

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a Igreja Católica, padres, seminários e seminaristas

E ainda bem…é querer fazer parte da solução pese embora nem sempre se usarem os melhores métodos informativos. Mas é sempre bom “abanar” as águas, como diria o cego da piscina de Siloé

A igreja começou com Jesus Cristo que a fundou sobre a rocha inabalável dos Apóstolos “Cum Petro et sub Petro”. Diz S. Paulo: “Temos a Deus por cabeça” (Sermão 25)

Não é pois uma invenção humana, muito menos de uma qualquer criatura

Acreditação dos Profissionais da Comunicação Social para a Ordenação Episcopal de D. Delfim GomesDom, 20/11/2022 - 14:38

Como é do conhecimento geral, o Papa Francisco nomeou o Padre Delfim Jorge Esteves Gomes, da Diocese de Bragança-Miranda, para bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga.

A sua ordenação episcopal acontecerá no próximo dia 4 de dezembro, domingo, às 15h00, na Catedral de Bragança.

Estarão presentes cardeais, bispos e sacerdotes de Portugal e de Espanha, bem como autoridades locais e de Estado.

Dinâmica de Advento "Uma Igreja em espera"Sáb, 19/11/2022 - 17:32

No Advento de 2022, a Diocese de Bragança-Miranda encontra-se em sede vacante aguardando a graça de um Pastor que a revigore na fé, esperança e caridade. Necessita, portanto, de desenvolver as virtudes que mais se acentuam neste tempo favorável em que sempre nos é lembrado a atitude de viver em estado de DESPERTO! É a atitude dos atentos, dos vigilantes, dos que não se deixam levar pela corrente. Esta atitude desafia a nossa fé.

Dia Diocesano da Juventude assinalado em Bragança e Vila FlorSeg, 14/11/2022 - 15:20

A Diocese de Bragança-Miranda, atualmente em sede vacante, vai assinalar o Dia da Juventude com atividades em Bragança e Vila Flor. Será no próximo sábado, dia 19 de novembro.

De acordo com o programa divulgado pela Pastoral Juvenil Vocacional (Jovens Bragança-Miranda), a manhã inicia com o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (CDPJV), às 10h00, no salão da Casa Episcopal, em Bragança.

Programa da Ordenação Episcopal de D. Delfim GomesQua, 09/11/2022 - 12:19

Já é conhecido o programa da Ordenação Episcopal de D. Delfim Jorge Esteves Gomes que terá lugar na Catedral de Bragança, no próximo dia 4 de dezembro.

De acordo com a Comissão Organizadora, a Eucaristia de Ordenação terá lugar às 15h00 e contará com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes e diáconos de Portugal e das dioceses vizinhas de Espanha.