Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Padre decano da Diocese de Bragança-Miranda celebra 100 anosDom, 20/08/2017 - 11:54

No próximo domingo, dia 10 de setembro de 2017, o Padre António Augusto Moreno celebra o centésimo aniversário natalício. É o decano do Presbitério da Diocese transmontana.

Nasceu a 10 de setembro de 1917, em Ventozelo (Mogadouro), frequentou o Seminário de S. José, em Vinhais, e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1944, por D. Abílio Vaz das Neves.

Paroquiou várias comunidades da Diocese, nomeadamente nos concelhos de Vimioso (Avelanoso, Vale Frades e Angueira) e Miranda do Douro (S. Martinho, Cicouro e Especiosa).

Séculos de doutrina sobre Nossa Senhora em 400 páginasSeg, 14/08/2017 - 20:06

Cónego Silvério Pires escreveu “A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja”, um livro sobre os pilares da doutrina mariana.

Foi durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora que o cónego Silvério Benigno Pires sonhou escrever um livro sobre os “pilares da doutrina mariana”. “A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja”, agora editado, é o resultado.

Dedicada a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a obra “é uma consequência do ano mariano” e insere-se “no contexto do centenário das aparições”, explica o autor.

Seminaristas de Bragança em campo pastoral na cidade de MirandelaQua, 02/08/2017 - 22:11

Colocar os jovens em contacto com a realidade pastoral da diocese e sensibilizar a comunidade para a importância do Seminário é o objectivo da iniciativa.

O Seminário de S. José, da diocese de Bragança-Miranda, está a realizar um campo pastoral na cidade de Mirandela.

Participam 11 jovens: um a frequentar o ano pastoral, quatro do Seminário Maior e seis do Seminário Menor que, assim, têm oportunidade de viver estes dias em permanente contacto com a Unidade Pastoral Senhora do Amparo e conhecer melhor a realidade pastoral desta diocese transmontana.

Encontro Nacional de Liturgia é «referência» em Portugal e «além-fronteiras»Sex, 28/07/2017 - 00:00

Padre Pedro Ferreira anuncia próxima edição entre 23 e 27 de julho de 2018.

Fátima, 28 jul 2017 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) afirmou hoje que o encontro de liturgia “é uma referência para a pastoral” em Portugal e além-fronteiras e procura promover um serviço “de qualidade na Igreja”.

ROTEIRO | Mirandela, Cerejais e Vilas Boas merecem a sua visitaSex, 28/07/2017 - 00:00

O Verão é propício ao lazer, à degustação da gastronomia genuína, ao conhecimento das gentes, da história e do património, e a Diocese de Bragança-Miranda convida-o a uma visita pela região transmontana.

Em ano pastoral mariano sugerimos um roteiro pelo património religioso das Unidades Pastorais: Senhora do Amparo (Mirandela), Senhora da Assunção (Vila Flor) e Bartolomeu dos Mártires (Alfândega da Fé).

Senhora da Encarnação

Reorganização Pastoral da DioceseQui, 27/07/2017 - 13:28

Decreto n.º 006/2017

Colégio dos Arciprestes e Vice-Arciprestes para o Quinquénio 2017-2022

A teor dos cânones 553 e 555 do Código de Direito Canónico; nos termos dos Estatutos do Arciprestado e do Colégio dos Arciprestes e Vice-Arciprestes e depois de consultar os Sacerdotes de cada um dos 4 Arciprestados;
Havemos por bem:
Nomear o Colégio dos Arciprestes e Vice-Arciprestes, para o quinquénio 2017-2022, com a seguinte composição:***
Arciprestado de Bragança:

«Onomatopeias do teu Nome»Seg, 10/07/2017 - 00:14

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) acaba de publicar "Onomatopeias do Teu Nome", livro da autoria da Irmã Maria José Diegues de Oliveira, da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS).

Trata-se de uma obra rica em «límpidos poemas, escritos com arte e com alma», escreve no prefácio, o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.

Bragança acolheu Encontro de Secretariados diocesanos da Catequese da zona norteSáb, 08/07/2017 - 20:31

O Seminário de S. José, em Bragança, acolheu, este sábado, o Encontro anual de Secretariados diocesanos da Catequese da zona norte.

A iniciativa refletiu sobre a catequese familiar e teve como orador o padre Manuel Queirós da Costa.

Estiveram presentes, além da diocese anfitriã, representações de Viana do Castelo, Vila Real, Porto e da Arquidiocese de Braga.

O Encontro terminou com um almoço convívio, ao qual se juntou o bispo diocesano.

Diocese vai ter um novo sacerdoteQua, 05/07/2017 - 19:42

No próximo dia 9 de Julho, XIV Domingo do Tempo Comum, na Catedral de Bragança, será ordenado Presbítero pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, D. José Manuel Cordeiro, e pelo Presbitério, o Diácono Duarte Manuel Caldas Gonçalves.

Natural de Monção, Viana do Castelo, Duarte Gonçalves tem 34 anos e foi ordenado diácono em 10 de julho de 2016.

Ao longo deste Ano Mariano tem realizado tirocínio pastoral nos serviços da Cúria Diocesana e nas paróquias da Unidade Pastoral Senhora da Saúde, no concelho de Vinhais, confiadas ao reverendo padre Paulo Pimparel.