Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa a propósito da reprovação do referendo sobre a EutanásiaSex, 23/10/2020 - 18:50

A Assembleia da República acaba de reprovar a possibilidade de um referendo sobre a despenalização da eutanásia, referendo solicitado por uma petição com cerca de noventa e cinco mil assinaturas. É de lamentar esta decisão que, na prática, aprova a lei que despenaliza a eutanásia, embora o processo legislativo ainda não esteja finalizado.

Breve nota da CEP ao documentário "Francisco"Sex, 23/10/2020 - 07:58

As afirmações do Papa Francisco sobre a necessidade de os Estados oferecerem proteção legal para uniões entre o mesmo sexo, contidas no documentário “Francisco”, são extratos de entrevistas já divulgadas e recolhidas pelo realizador Evgeny Afineevsky, que revelam a atenção constante do Papa às necessidades reais da vida concreta das pessoas. Trata-se de um direito de proteção legal dessas uniões, que não afetam a doutrina da Igreja sobre o matrimónio, reservado na Igreja Católica à união entre um homem e uma mulher.

Falecimento do Cónego Manuel Paulo PiresTer, 20/10/2020 - 18:39

Partiu para a casa do Pai, aos 93 anos de idade, o Cónego Manuel Paulo Pires.

Natural da freguesia de Santa Eulália de Genísio, no concelho de Miranda do Douro, fez os estudos teológicos nos Seminários de Vinhais e de Bragança.

Ordenado presbítero em 29 de junho de 1951, por D. Abílio Vaz das Neves, foi Vigário Ecónomo de Avelanoso, no concelho de Vimioso.

Comunicado da Associação de Imprensa de Inspiração CristãSeg, 19/10/2020 - 16:43

É com profundo desagrado que a AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã constata que a proposta do Orçamento de Estado para 2021, apresentada pelo Governo na Assembleia da República, não reflecte nenhuma melhoria para a imprensa regional, sector extremamente importante para o fortalecimento democrático e da coesão do país.

Diocese assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da IgrejaDom, 18/10/2020 - 20:52

Este domingo assinalou-se o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Na Diocese de Bragança-Miranda, a data serviu de mote para a assinatura do Contrato de Comodato entre a Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Fábrica da Igreja de Santa Eufêmia de Duas Igrejas, na Unidade Pastoral da Santíssima Trindade.

O Contrato prevê a cedência da Casa Paroquial por um período de 50 anos para aí instalar um Centro Cultural e um Centro de Arquivo Histórico do Património Imaterial do concelho de Miranda do Douro.

«CUIDAR DOS IDOSOS: DEVER E RESPONSABILIDADE DE TODOS»Qui, 15/10/2020 - 21:48

Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz

A pandemia que nos atinge desde há vários meses, e que afeta de modo particular a geração dos mais velhos, tem despertado a atenção de todos para a situação dos idosos na nossa sociedade. Sobre esta questão já a Comissão Nacional Justiça e Paz se pronunciou recentemente e volta a fazê-lo, agora com uma reflexão que pretende ser um pequeno contributo no sentido de uma alteração profunda dessa situação.

«Melhor e mais património neste Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja» | Opinião de António Pires e Joana AfonsoQui, 15/10/2020 - 21:30

O Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda, inaugurado em março de 2015 (vide Invenire, Revista de Bens Culturais da Igreja, nº9, “Diocese de Bragança-Miranda abre Centro de Conservação e Restauro”), tem desenvolvido um reconhecido trabalho na área do património cultural desta diocese nordestina.