Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Diocese lança campanha «Natal na Prisão»Sex, 16/11/2018 - 16:52

O Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária em colaboração com a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda lança, este fim-de-semana, a campanha «Natal na Prisão».

A ação consiste na recolha de meias e produtos de higiene oral, como escovas e pastas de dentes, para os cerca de 500 reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda.

Comunicado final da 195.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal PortuguesaQui, 15/11/2018 - 22:50

1. A 195.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima, de 12 a 15 de novembro de 2018, com a presença do Núncio Apostólico, do Presidente e da Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e da Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).

Diocese homenageia a “avó” dos presos - 28 de novembroQua, 14/11/2018 - 22:26

A Diocese de Bragança-Miranda vai homenagear, a título póstumo, a professora Maria da Assunção.

A cerimónia terá lugar no próximo dia 28 de novembro, em Bragança, na igreja de Santo Condestável, pelas 18h, e é organizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária.

Madrinha de alguns, “avó” de todos, Maria da Assunção foi presença assídua durante mais de 4 décadas no mundo prisional. Faleceu em 2013 deixando a feliz memória do seu sorriso e da sua palavra.

Igreja/Portugal: D. José Cordeiro nomeado delegado para os congressos eucarísticos internacionaisSex, 09/11/2018 - 00:00

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa como delegado para os Congressos Eucarísticos internacionais.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a diocese transmontana avança que o bispo de 51 anos acolheu esta missão “com alegre humildade”.

Nos últimos dias, o bispo de Bragança-Miranda, que preside à Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, participou em Roma na Assembleia Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Secretariado Nacional de Liturgia lança «O Novo Testamento e a Ceia do Senhor»Qui, 08/11/2018 - 20:39

O Secretariado Nacional de Liturgia prossegue a sua colaboração para uma autêntica educação litúrgica do Povo de Deus, oferecendo a todos, especialmente a quantos desejam aprofundar o espírito da Liturgia, as reconhecidas investigações, a partir das fontes bíblicas, patrísticas, históricas, canónicas, litúrgicas, pastorais e espirituais.

Encontro do Núcleo Norte dos Cursilhos de CristandadeSeg, 29/10/2018 - 09:31

Alguns elementos do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), desta Diocese, deslocaram-se a Vila Real, no passado dia 20 de Outubro para dar início às actividades pastorais, juntamente, com as demais Dioceses que fazem parte do Núcleo Norte, do MCC. Estiveram presentes os secretariados de Aveiro, Braga, Bragança, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Semana dos Seminários - 11 a 18 de novembro de 2018Qua, 24/10/2018 - 23:50

A Semana dos Seminários é momento especial para olhar com mais atenção e cuidado para esta importante realidade da vida da Igreja. Um olhar de gratidão pelo imenso e fecundo trabalho que se tem realizado nos vários seminários, de forma discreta mas efetiva, em favor do povo de Deus. Um olhar de realismo, responsabilidade e compromisso diante dos desafios que a situação atual dos seminários do nosso país coloca a todos.

Falecimento do Pe. António Maria Bento Pires Ter, 23/10/2018 - 00:00

Faleceu, esta manhã (terça-feira), na Casa Sacerdotal, em Lisboa, o padre António Maria Bento Pires, de 95 anos de idade.

A Missa exequial vai decorrer amanhã, quarta-feira, às 14h00, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Alto do Lumiar, e será presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O funeral segue para o cemitério do Lumiar.

O padre António Bento Pires nasceu a 29 de agosto de 1923, na localidade de Bemposta, Mogadouro, Diocese de Bragança-Miranda.

Roupa de inverno para os reclusos do Estabelecimento Prisional de IzedaSeg, 22/10/2018 - 11:43

Com o objetivo de responder ao pedido de apoio solicitado pelo Estabelecimento Prisional de Izeda, o Serviço Diocesano de Pastoral Penitenciária, o Serviço Diocesano de Migrações e Minorias Étnicas e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, uniram esforços e organizaram uma campanha de recolha de roupa de inverno e calçado para os reclusos.

Falecimento do Pe. Nuno dos Santos AfonsoDom, 21/10/2018 - 21:18

Faleceu o Padre Nuno dos Santos Afonso, salesiano sacerdote originário da diocese de Bragança-Miranda, e onde trabalhou e exerceu o ministério sacerdotal durante vários anos.

Depois de nos últimos anos ter recolhido à residência para salesianos doentes que a Província tem em Manique (Estoril), foi recentemente intervencionado para rectificação de uma prótese; daí resultaram graves consequências, agravadas pela idade (89 anos), que culminaram no falecimento.