Notícias | Diocese Bragança-Miranda

“Escola, Multiculturalidade e Expectativas”Qui, 24/05/2018 - 18:29

No dia 21 de maio, o Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas, em articulação com o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia (Bragança) e o Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros, levou a cabo uma ação de sensibilização intitulada “Escola, Multiculturalidade e Expectativas” que decorreu no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia.

Moçambique: Padre Fernando Fontoura está em missãoTer, 22/05/2018 - 23:46

O Padre Fernando Licínio Alves Fontoura já se encontra em Moçambique, na Casa do Gaiato de Maputo.

Depois de uma breve passagem por Malanje, em Angola, onde teve oportunidade de conhecer a realidade da Obra da Rua, o sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda rumou a Moçambique onde abraça a missão de dirigir uma Casa que acolhe, educa e integra na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, estão privadas de meio familiar normal.

D. António Marto, novo CardealSeg, 21/05/2018 - 11:44

É com grande alegria que acolhemos a notícia da nomeação de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, como Cardeal da Igreja Católica. A sua nomeação pelo Papa Francisco é um reconhecimento do seu fecundo ministério episcopal na Diocese de Leiria-Fátima, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e na Igreja em Portugal, chamando-o agora a estender o seu ministério episcopal a toda a Igreja, em comunhão mais intensa com o Bispo de Roma.

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e o Mês Missionário ExtraordinárioDom, 20/05/2018 - 11:15

“Todos, Tudo e Sempre em Missão”

1. Por motivo do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de 30 de novembro de 1919, do Papa Bento XV, o Papa Francisco declarou o mês de outubro de 2019 “Mês Missionário Extraordinário”, tendo como objetivo despertar para uma maior consciência da missão e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

66ª Peregrinação da Família Salesiana - 20.05.2018Dom, 20/05/2018 - 10:59

No Senhor que dá a vida, “Todos, Tudo e Sempre em Missão”

Santuário de Fátima, 66ª Peregrinação da Família Salesiana, ‘Com Maria até Jesus, Água viva’ - 20.05.2018

1. O mistério do Pentecostes

O mistério do Pentecostes celebra: a descida do Espírito Santo, a plenitude do mistério pascal, a revelação aos povos do mistério escondido, a união da diversidade de línguas na profissão duma só fé, a coragem, a santidade, a criatividade, a liberdade e a esperança.

Bragança-Miranda reflete sobre Fé e Deficiência - 28.05.2018Sex, 18/05/2018 - 00:00

"A Fé e as pessoas com deficiência / desafios e compromissos" é o tema da conferência que o Serviço da Pastoral a Pessoas com Deficiência leva até Bragança no próximo dia 28 de maio.

A iniciativa terá como protagonista a irmã Veronica Donatello, da Congregação da Suore Francescane Alcantarine, e destina-se a um público alargado, nomeadamente: sacerdotes, agentes de pastoral, catequistas, docentes e seminaristas, IPSS, famílias, pessoas com deficiência, comunicação social e público em geral.

Três ideias sobre a mensagem do Papa «Fake news e jornalismo de paz»Qui, 10/05/2018 - 23:20

A propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais (13 de maio de 2018) publicamos aqui, e na edição semanal de "Mensageiro de Bragança", uma reflexão do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, acerca da Mensagem de Sua Santidade, o Papa Francisco.

Apresentamos, ainda, em rodapé, uma Proposta para a Oração Universal das Eucaristias do Domingo da Ascensão do Senhor.

Três ideias sobre a mensagem do Papa «Fake news e jornalismo de paz»

«Eutanásia: o que está em causa? Contributos para um diálogo sereno e humanizador»Qui, 10/05/2018 - 15:22

Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

1. As questões ligadas à legalização da eutanásia e do suicídio assistido estão em discussão na Assembleia da República e na sociedade. Como contributo para esse debate, que desejamos seja em diálogo sereno e humanizador, surge esta Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o que verdadeiramente está em causa[1].

SDPF celebrou Dia Diocesano da FamíliaSeg, 07/05/2018 - 10:50

Promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, 55 pessoas, de Bragança, Mirandela, Vila Flor e Vinhais, acompanhadas pelos assistentes espirituais do Secretariado, Pe. Sobrinho Alves, Pe. Belmiro Rodrigues e Pe. Tiago Alves, participaram, no pretérito dia 01 de maio de 2018, em Zamora – Espanha, nas iniciativas tendentes a assinalar o Dia da Família na Diocese de Bragança-Miranda.