Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Santuário de Fátima promove II Jornadas de ArquivoSeg, 17/02/2020 - 22:39

Iniciativa está agendada para dia 29 de fevereiro, no Centro Pastoral de Paulo VI.

O Santuário de Fátima vai promover, no próximo dia 29 de fevereiro, as II Jornadas de Arquivo com o tema Os arquivos audiovisuais e o conhecimento dos fenómenos históricos contemporâneos.

Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Estudos/Serviço de Arquivo e Biblioteca do Santuário de Fátima e tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI.

Peregrinação diocesana à PolóniaSeg, 17/02/2020 - 21:52

A Diocese de Bragança-Miranda vai realizar, de 8 a 13 de Julho, a sua peregrinação diocesana, este ano, à Polónia.

Esta peregrinação, com acompanhamento espiritual de D. José Cordeiro, vai percorrer o itinerário, mais significativo, da vida de S. João Paulo II na Polónia e convida-nos, também, a sermos peregrinos ao antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, onde esteve o Papa Francisco e deixou escrito “Senhor, tem piedade do teu povo. Senhor, perdoa tanta crueldade”.

Formação Permanente "Say Yes" - 22.02.2020Seg, 17/02/2020 - 21:04

A Diocese de Bragança-Miranda, a viver um ano pastoral e litúrgico assente no dom da caridade, mantém a aposta na formação dos seus agentes pastorais.

No próximo dia 22 de fevereiro promove uma ação de formação assente na temática “SAY TES / APRENDER A DIZER SIM”, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia (antigo Liceu), em Bragança.

Coleção Exultet do Secretariado Nacional de LiturgiaSeg, 17/02/2020 - 20:29

Em feliz hora, o Secretariado Nacional da Liturgia, entendeu por bem iniciar uma colecção de textos, denominada Exultet, evocando o Precónio que se canta na Vigília Pascal, a noite mais cintilante que o dia. A coleção Exultet aparece como um contributo à espiritualidade litúrgica e a uma cada vez maior sensibilidade ao espírito da Liturgia.

Comunicado do Conselho Permanente da CEPQui, 13/02/2020 - 21:59

Voltando a pôr-se a hipótese da despenalização da eutanásia na Assembleia da República, a Conferência Episcopal Portuguesa recorda as suas anteriores tomadas de posição, nomeadamente na Nota Pastoral «Eutanásia: o que está em causa? Para um diálogo sereno e humanizador» de 8 de março de 2016, e as afirmações do Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial do Doente, que ocorre neste dia 11 de fevereiro, que aqui citamos:

Dia Mundial do Doente 2020Seg, 03/02/2020 - 23:27

Queridos irmãos e irmãs enfermos: a doença coloca-vos de modo particular entre os «cansados e oprimidos» que atraem o olhar e o coração de Jesus. É de lá que vem a luz para os vossos momentos de escuridão, a esperança para o vosso desalento. Convida-vos a ir ter com Ele: «Vinde». Com efeito, nEle encontrareis força para ultrapassar as inquietudes e interrogações que vos surgem nesta “noite” do corpo e do espírito. É verdade que Cristo não nos deixou receitas, mas, com a sua paixão, morte e ressurreição, liberta-nos da opressão do mal.