Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Comunicado final da 200.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal PortuguesaQui, 15/04/2021 - 16:54

Fátima, 12-15 de abril de 2021

1. A 200.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima de 12 a 15 de abril de 2021. Além dos membros da Conferência, estiveram também presentes o Senhor Núncio Apostólico, a Presidente e o Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP). Por causa da situação pandémica, a Assembleia decorreu simultaneamente de forma presencial e digital.

«A lei, o Presidente e a justiça social» - Artigo de Opinião do sociólogo Octávio Sobrinho AlvesQua, 14/04/2021 - 14:57

Não sei se o Presidente

tem razão ou não tem razão…

Não sei se a lei

é constitucional ou não.

Uma coisa eu sei:

A hermenêutica jurídica do Presidente

está mais conforme ao espírito

da igualdade, liberdade e fraternidade universal.

É por isso uma leitura

mais moderna,

talvez até mais revolucionária e dialéctica do texto.

O 1º Ministro disse:

“É uma visão interessante”.

E tem razão.

Eu diria:

É uma nova gramática

da interpretação da lei…

Irmãs Reparadoras de NS Fátima destacam virtudes teologais do Venerável Manuel Nunes Formigão com trabalhos audiovisuaisSáb, 10/04/2021 - 12:49

As virtudes teologais da Fé, da Esperança e da Caridade, dons concedidos por Deus ao Venerável Manuel Nunes Formigão e que ele sempre procurou colocar em prática ao longo da sua vida, estão a ser destacados pela Congregação que fundou, a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF).

Comissão de Justiça e Paz está contra mina a céu aberto junto a MontesinhoQua, 07/04/2021 - 10:01

O organismo da Igreja Católica considera que, além dos impactos diretos sobre as populações, o espetro da degradação ambiental irá afastar potenciais turistas, reduzir o valor dos produtos endógenos e reduzir as potencialidades da região para atrair população que procura uma zona saudável para viver.

«A construção da pobreza pela degradação ambiental» | Opinião de Maria da Conceição Martins (CDJP)Qua, 07/04/2021 - 09:55

Assiste-se atualmente a uma acentuada regressão demográfica nas regiões interiores, da qual Trás-os-Montes não é exceção. Associa-se um elevado índice de envelhecimento e, frequentemente, um rendimento per capita muito abaixo da média nacional. Estes territórios, têm, por isso, na elevada qualidade ambiental uma das suas maiores riquezas.

Homilia de Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor | Catedral, 04.04.2021Dom, 04/04/2021 - 19:35

Páscoa sempre nova

Catedral, 4 de abril de 2021

 

1. Ressuscitar com Cristo

Todos os anos, a segunda leitura da missa do dia da Páscoa da Ressurreição propõe o princípio da vida nova: «Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo Se encontra, sentado à direita de Deus» (Col 3,1).

Cabo Delgado: Não nos Conformamos com a Violência!Sáb, 03/04/2021 - 19:18

Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique.

 

A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000 deslocados internos, numa catástrofe humanitária sem precedentes na região.

Bragança-Miranda: «A Cruz é uma pergunta sempre aberta», afirmou D. José CordeiroSáb, 03/04/2021 - 13:35

Celebração da Paixão evocou a «Hora da Glória» e a «beleza da Cruz»

Bragança, 02 abr 2021 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda afirmou hoje na homilia da Celebração da Paixão que “a Cruz é a pergunta sempre aberta”, evocada na memória das “vítimas vivas e defuntas da atual pandemia”.

“Deus não me salva da cruz, mas Deus salva-me na cruz”, afirmou D. José Cordeiro, acrescentando que “a fé não é uma seguradora contra os infortúnios da vida”.

Páginas