Notícias | Diocese Bragança-Miranda

"Do Panamá a Vinhais"Qua, 09/01/2019 - 20:58

Nos próximos dias 26 e 27 de janeiro, a vila de Vinhais acolhe a iniciativa “Do Panamá a Vinhais”.

Promovida pelo Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda, a iniciativa destina-se a todos os jovens transmontanos e pretende ser «uma ligação orante entre a nossa Diocese e as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam no Panamá” refere a Ir. Conceição Borges, da organização.

Falecimento da Ir. Maria da Luz Bento (Ir. S. Paulo), SFRJSTer, 08/01/2019 - 14:24

Maria da Luz Bento, nasceu na aldeia de Sampaio, Mogadouro a 04 de Fevereiro de 1921. Exerceu durante vários anos a missão de Professora do Ensino Primário, na aldeia de Saldonha. Já nesta aldeia deixou um rasto de força missionária e irradiação de caridade pelo seu socorro aos mais débeis. Dedicou-se, com particular atenção, à população de etnia cigana.

Seminário acolhe "Deserto de Inverno" - 12.01.2019Qua, 02/01/2019 - 22:50

O Seminário diocesano de São José, em Bragança, acolhe no próximo dia 12 de janeiro, o “Deserto de Inverno” promovido pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF).

Trata-se de um “encontro de formação mais intimista, junto à lareira, que tem como tema “Sentir o Abraço", salienta a Ir Conceição Borges.

De acordo com a religiosa da congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, este dia de Deserto “destina-se aos jovens JEF” mas abre-se “a outros que queiram fazer a experiência terna do abraço de Deus”, frisa.

52.º Dia Mundial da PazQui, 27/12/2018 - 21:36

1. «A paz esteja nesta casa!»

Jesus, ao enviar em missão os seus discípulos, disse-lhes: «Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: “A paz esteja nesta casa!” E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós» (Lc 10, 5-6).

«Natal – Dom da Luz da Esperança»Qua, 26/12/2018 - 22:13

Catedral de Bragança, Missa da noite

24 de dezembro de 2018

1. Ver a glória

A narrativa do nascimento de Jesus, conta que o Anjo do Senhor se aproximou dos pastores «e a glória do Senhor envolveu-os de luz» (Lc 2,9). Esta visão da glória continua a trazer uma enorme alegria a toda a humanidade. Por isso, a Igreja canta com tamanha solenidade com o coro dos Anjos: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade» (Lc 2,14).

Mensagem de Natal de D. José Cordeiro 2018Ter, 18/12/2018 - 23:59

Natal – o dom de Deus

Jesus Cristo é o autêntico Dom da Esperança e o grande mistério da Luz, que o Pai nos dá pelo Espírito Santo.

Por isso, o Natal é o próprio Dom de Deus, a Luz que nasce da Luz, como cantamos na Liturgia do dia da celebração anual do nascimento de Jesus: «Santo é o dia que nos trouxe a luz. Vinde adorar o Senhor. Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra».

«A Alegria e a fragilidade do Amor no Matrimónio e na Família» - Nota PastoralSáb, 01/12/2018 - 21:24

Introdução

A Exortação Amoris Laetitia propõe à nossa missão cuidar sobretudo de quatro pontos mais urgentes no que diz respeito ao matrimónio:

1. Preparação para o Matrimónio;

2. Acompanhamento dos casais jovens;

3. Apoio à família na transmissão da fé

4. Maior integração eclesial dos divorciados a viver em nova união.

Neste Documento procura-se sobretudo oferecer orientações para esta última situação, isto é, para a aplicação do capítulo VIII da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (AL)

«Mendigos da Luz de Cristo» - Nota Pastoral para o Ano Litúrgico e Pastoral 2018/2019Sáb, 01/12/2018 - 20:14

Jesus Cristo é o autêntico Dom da Esperança e o grande mistério da Luz. Na noite da Páscoa cantamo-Lo: Luz de Cristo e no Credo professamo-Lo: Luz da Luz. Na verdade, também assim O celebramos: «vós que fostes batizados em Cristo, estais revestidos da luz». O próprio documento do Concílio Vaticano II sobre a Igreja abre com esta aclamação: «a luz dos povos é Cristo» (Lumen Gentium 1).

Angola: D. José Cordeiro representou Portugal nos 50 anos da CEASTQua, 21/11/2018 - 22:32

Igreja Católica no país «nunca esteve tão bem como agora», considera o bispo de Bragança-Miranda.

Luanda, 21 nov 2018 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda representou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) no encerramento das comemorações dos 50 anos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e afirmou que a Igreja Católica no país “nunca esteve tão bem”.

“Angola, como Igreja, nunca esteve tão bem como agora”, referiu D. José Cordeiro em declarações à Agência ECCLESIA, em Luanda.