Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Celebrações diocesanas (com transmissão em direto) durante a Semana Santa e Tríduo Pascal Sáb, 04/04/2020 - 13:28

A Diocese de Bragança-Miranda apresenta uma grelha de transmissão em direto das celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal, assim como de catequeses, do Regina Caeli e da Via Sacra.

Algumas transmissões serão via rádio (Rádios Brigantia, Ansiães e Onda Livre), outras através das redes sociais “facebook” e “youtube”.

Alguma sugestão, envie por favor para comunicacao.diocesebm@gmail.com

DOMINGO DE RAMOS

Semana Santa e Tríduo Pascal em tempo de covid-19 | Tempo decisivo para o essencialSáb, 04/04/2020 - 13:06

Caros diocesanos

Pax!

Num caminho, sem precedentes, para Páscoa – o coração do Ano Litúrgico –, agora prolongado o estado de emergência até ao dia 17 de abril, sexta-feira da Oitava da Páscoa, vos escrevo e saúdo na Paz e na Esperança, como já fiz no dia 19 de março.

1. Juntos na oração e na fraternidade

Celebrar a Páscoa em tempo de pandemiaQui, 02/04/2020 - 21:36

O memorial da Morte e Ressurreição de Cristo, nossa Páscoa e nossa Paz

Atendendo ao decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (CCDDS), publicado no passado dia 25 de março, e que atualiza as indicações gerais e as sugestões já apresentadas no decreto precedente do passado dia 19 de março acerca das celebrações da Semana Santa;

Tendo esclarecido que, apesar da pandemia, a data da Páscoa não se pode transferir;

Decreto sobre a Missa em tempo de pandemiaQua, 01/04/2020 - 22:42

Não temerás a epidemia que se propaga nas trevas (Cf. Sl. 90, 5-6). Estas palavras do salmista convidam a ter uma grande confiança no amor fiel de Deus que não abandona o seu povo em tempo de provação.
Na hora atual, em que todo o mundo foi gravemente atingido pelo vírus Covid-19, chegaram a este Dicastério diversos pedidos para poder celebrar uma Missa específica implorando a Deus o fim desta pandemia.

Decreto sobre a intenção especial a acrescentar à Oração Universal durante a celebração da Paixão do Senhor unicamente para o ano de 2020Qua, 01/04/2020 - 22:39

A celebração da Paixão do Senhor em Sexta-feira Santa deste ano tem um significado especial por causa da terrível pandemia que atinge todo o mundo.
De facto, no dia em que se celebra a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o qual, como cordeiro imolado, tomou sobre si os nossos sofrimentos e o pecado do mundo, a Igreja eleva súplicas a Deus Pai omnipotente por toda a humanidade, de modo especial, por aqueles que sofrem, enquanto espera com fé a alegria da Ressurreição do seu Esposo.

Mensagem de Esperança a todos os diocesanosDom, 29/03/2020 - 21:53

Neste V Domingo da Quaresma, a partir da Igreja Catedral, em Bragança, após presidir à Eucaristia, D. José Cordeiro gravou uma Mensagem de Esperança a todos os diocesanos:

«O mal comum que estamos a viver só se pode vencer com o bem comum, o bem do amor, da proximidade, da coragem, da confiança e da esperança. A nossa oração é incessante. Deus vinde em nosso auxílio! Senhor vinde depressa e socorrei-nos!», intercedeu o Prelado.

Bragança-Miranda: Igreja no apoio social aos mais vulneráveisSáb, 28/03/2020 - 14:56

Em tempo de pandemia, a Igreja peregrina na Diocese de Bragança-Miranda continua ativa, solidária e próxima de cada pessoa, nomeadamente dos mais vulneráveis.

Em total colaboração com as autoridades civis e de saúde para barrar o contágio da epidemia viral, as instituições sociais da Diocese (Cáritas Diocesana, 5 Fundações canónicas, 56 Centros Sociais Paroquiais e 14 Santas Casas da Misericórdia e outros centros sociais) têm envidado esforços para acompanhar todos.

Apresentamos alguns exemplos dessa ação sócio-caritativa: