Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Encontro diocesano de Catequese muito participadoSeg, 24/06/2024 - 23:57

Mais de 250 crianças e adolescentes dos 4 arciprestados da Diocese, acompanhadas pelas suas catequistas e encarregados de educação, participaram no Encontro diocesano da Catequese que decorreu no sábado passado, no Santuário de Santo Ambrósio, em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros.

Os participantes tiveram oportunidade de conviver e brincar nos insufláveis, jogos tradicionais, nos ateliers de música e danças (zumba), pinturas faciais e karts.

Falecimento da Ir. Maria do Carmo e de Santo EliasSeg, 24/06/2024 - 14:22

Faleceu a Ir. Maria do Carmo e de Santo Elias, do Carmelo da Sagrada Família, no Larinho, em Torre de Moncorvo.

Foi conselheira, sacristã, ecónoma e secretária da sua Comunidade.

Era natural de Azinhal, na Diocese da Guarda.

D. Nuno Almeida preside, esta terça-feira, às 18h00, às exéquias fúnebres.

Agradecemos a Deus o dom da sua vida. Que o Senhor a receba no seu Reino.

Matrículas em EMRCSáb, 22/06/2024 - 13:01

Caríssimas Mães e Caríssimos Pais
Caríssimos Encarregados de Educação

Esperamos encontrar-vos bem!

Permitam que vos saudemos pelos vossos Filhos, o vosso maior tesouro, e agradeçamos a confiança que depositais na Escola e nos Professores para vos ajudar a formá-los como pessoas felizes, livres e responsáveis.

Sabendo da vossa constante preocupação na melhor Educação para eles, porque tendes a coragem de vos afirmardes como primeiros e principais Educadores, vimos dizer-vos que a EMRC está ao vosso lado e quer ser colaboradora dos vossos objetivos educativos.

Igreja da antiga Sé promove exposição “Espiritualidade no feminino”Sáb, 22/06/2024 - 12:40

A Paróquia de S. João Baptista e o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, vão promover uma nova exposição de arte sacra. Terá como tema a «Espiritualidade no Feminino» e estará patente na igreja da antiga Sé, entre 24 de junho e 14 de setembro.

A inauguração está marcada para esta segunda-feira, 24, às 17h00.

Perfis falsos em nome de D. Nuno AlmeidaQui, 20/06/2024 - 20:34

Comunicado

Nas redes sociais facebook, instagram e whatsapp têm surgido, nos últimos meses, vários perfis falsos com a identidade dos bispos portugueses.

A Diocese de Bragança-Miranda esclarece que D. Nuno Almeida tem presença digital no facebook, apenas na conta com a designação “Nuno Almeida” @nuno.almeida.3979.

Quaisquer outra(s) conta(s) existentes em seu nome são falsas e têm fins criminosos.

Recomenda-se atenção redobrada.

Comunicado do Conselho Presbiteral - 11.06.2024Qui, 20/06/2024 - 09:12

CONSELHO PRESBITERAL DA DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA

COMUNICADO 1

No passado dia 11 de junho de 2024, reuniu, na Casa Episcopal, o Conselho Presbiteral da Diocese de Bragança-Mirada, para a sua primeira reunião ordinária, convocada pelo novo Bispo, D. Nuno Almeida.

Após a oração da Liturgia das Horas, o Bispo da Diocese proferiu palavras de saudação e convidou à reflexão sobre a importância do Conselho Presbiteral numa Igreja Sinodal.

Conselho Presbiteral para o triénio de 2024-2026Qui, 20/06/2024 - 09:10

Dom Nuno Manuel dos Santos Almeida, por mercê de Deus e da Sé Apostólica,

45º Bispo de Bragança-Miranda

DECRETO Nº 008/2024

Conselho Presbiteral para o triénio de 2024-2026

Aos que este decreto virem, saúde, bênção, Paz e Misericórdia.

Tendo o Conselho Presbiteral, instituído por cinco anos pelo decreto n.º 002/2019, cessado o seu mandato, conforme os artigos 10º e 18º dos Estatutos em vigor, aprovados por decreto 02/2013; ***

Encontro dos Tribunais Eclesiásticos da Província Eclesiástica de Braga reflete sobre o dinamismo sinodal da IgrejaSex, 14/06/2024 - 10:12

Realizou-se nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o Encontro Anual dos Tribunais da Província Eclesiástica de Braga, constituída pelas dioceses de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Lamego, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra, que, desta feita, decorreu na diocese de Vila Real, mais concretamente na Casa do Clero, cidade de Vila Real, subordinado ao tema “O papel da Cúria/Tribunal Eclesiástico na renovação de uma Igreja sinodal”, contando, pela primeira vez, nesta tipologia de encontro com a presença de D. José Cordeiro, enquanto Arcebispo Metropolita de Braga.

Intervenção de D. Nuno Almeida na Apresentação da obra "Constituições Synodaes do Bispado de Miranda de 1565"Qua, 12/06/2024 - 11:07

Concatedral, 5 de junho de 2024, Miranda do Douro

Constituições Synodaes do Bispado de Miranda

Senhora Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro

Senhor Arcebispo de Braga

Prof. Luís Amaral

Prof. José Francisco Meirinhos

Profa. Maria de Lurdes Correia Fernandes

Prof. Jorge Jacoto Lourenço (Frauga)

D. Nuno Almeida inicia Visita Pastoral ao concelho de VinhaisQua, 12/06/2024 - 10:12

No próximo dia 14 de junho, sexta-feira, D. Nuno Almeida inicia a Visita Pastoral ao concelho de Vinhais. Será uma visita em 3 fases, de acordo com as paróquias atribuídas a cada sacerdote.

O programa deste primeiro dia prevê uma deslocação ao Parque Biológico de Vinhais, onde irá conhecer o Centro Hípico, o Centro Micológico, o Centro interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas, o Centro interpretativo “Vida de Lobo”, e o alojamento turístico.