Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Freixo de Espada à Cinta – Vila Manuelina e Missionária | Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o MundoDom, 27/10/2019 - 12:58

Comunicação de D. José Cordeiro na abertura da Exposição "Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo", este domingo, em Freixo de Espada-à-Cinta:

Freixo de Espada à Cinta – Vila Manuelina e Missionária

Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo

27 de outubro de 2019

Vila Flor acolhe Abertura do Ano Litúrgico e PastoralSex, 25/10/2019 - 02:37

Assente no lema «Eu sou a Ressurreição e a Vida» (cf. Jo 11, 1-45), a Diocese de Bragança-Miranda inicia um novo Ano Litúrgico e Pastoral dedicado ao Dom da Caridade e Mistério de Vida eterna. Será no próximo dia 30 de novembro, no Centro Cultural de Vila Flor.

No período da manhã terá lugar a sessão de abertura, a que preside D. José Cordeiro, e uma conferência pelo Padre António Valério, jesuíta, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

D. José Cordeiro inaugura exposição sobre missionários Ter, 22/10/2019 - 22:37

O Convento de S. Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, vai acolher a partir do próximo domingo, 27 de outubro, a exposição «Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo»

Trata-se de «uma exposição dedicada a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas», refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Pe. Francisco Pimparel.

Comunicado sobre Serviço EclesialTer, 22/10/2019 - 22:11

Nomeações

O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Garcia Cordeiro, torna públicas as seguintes nomeações e homologações para o serviço eclesial:

• ARCIPRESTADO DE BRAGANÇA:
    1. Pároco da Paróquia de Celas, Unidade Pastoral S. Bento: Padre Manuel José Martins Rodrigues;
    2. Administrador Paroquial da Paróquia de Parâmio, Unidade Pastoral Senhora da Encarnação: Padre Jude Thaddeus Severino Lutaaya;

Macedo de Cavaleiros acolhe edição do "GODTALENT"Ter, 22/10/2019 - 21:54

O Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV) está a promover mais uma edição do “GODTalent”. Será no próximo dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Trata-se de um concurso de talentos aberto a todos os jovens da Diocese que «tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», refere a Ir. Conceição Borges.

Para a responsável do SDPJV, o concurso também pretende ser «um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé», salienta.

SN Liturgia lança "Catequeses do Papa" sobre o Pai-nossoTer, 22/10/2019 - 20:51

O Secretariado Nacional de Liturgia acaba de lançar as Catequeses do Papa Francisco sobre o Pai-nosso. Trata-se de uma publicação com as 16 catequeses do Papa Francisco sobre a oração por excelência dos filhos de Deus: o Pai-Nosso. Apresentadas numa linguagem simples, estas catequeses ajudam os fiéis a aprender a rezar cada vez melhor como Jesus nos ensinou. O “Pai-Nosso” educa quem o reza a não multiplicar palavras vãs.

Falecimento do Cónego Abílio Augusto MiguelSáb, 12/10/2019 - 13:08

Partiu para a casa do Pai, o Cónego Abílio Augusto Miguel, aos 94 anos de idade.

Natural da freguesia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, fez os estudos de Teologia nos Seminários de Santarém, Almada e Olivais (Patriarcado de Lisboa).

Ordenado presbítero em 27 de março de 1948, por D. Abílio Vaz das Neves, formou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Mais tarde fez dois cursos intensivos também sobre Direito Canónico e Direito Processual, na Pontifícia Universidade de Salamanca.

Diocese assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da IgrejaTer, 08/10/2019 - 21:07

A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Será a 17 e 18 de outubro, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, estará de portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Mês Missionário ExtraordinárioSeg, 30/09/2019 - 11:14

O mês de outubro, durante o qual se celebra o Dia Mundial das Missões, é dedicado à Missão. O Papa Francisco quis que fosse Mês Missionário Extraordinário em 2019, centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV (30 de novembro de 1919), com a qual este pretendeu dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho.

Os nossos Bispos entenderam que essa intenção se prolongasse no tempo, daí terem decidido um Ano Missionário em Portugal, em Nota Pastoral Todos, Tudo e Sempre em Missão, publicada em abril de 2018.