Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Uma reflexão sobre o Advento - Ir. Maria José Oliveira, SFRJSQua, 13/12/2017 - 17:24

NÃO HAVIA LUGAR PARA ELES NA HOSPEDARIA!

Não havia lugar para eles na hospedaria (Lc 2, 7)… E quanto lugar haverá em mim?!

Jesus, quando hoje ouço dizer que, com Maria e José, foste rejeitado no momento em que ias nascer, considero a insensibilidade das gentes de Belém. É claro que eu te acolheria! Mas quando hoje ouço dizer que voltas de novo, tenho de fazer um esforço para te levar a sério, penso-o como uma ideia metafórica e poética, que me dá aso a fazer o presépio e a celebrar um Natal de há muito, muito tempo atrás!

"Portugal Católico" apresentado em Bragança - 20 de dezembroSeg, 11/12/2017 - 22:39

No próximo dia 20 de Dezembro, quarta-feira, decorre no auditório Paulo Quintela, em Bragança, pelas 21h30, a sessão pública de apresentação do livro "Portugal Católico - A beleza na diversidade".

José Carlos Seabra e José Eduardo Franco, os autores da obra, estarão presentes.

A apresentação estará a cargo de Maria da Conceição Martins, professora adjunta da Escola Superior de Educação do IPB, e do historiador José Maria Peixoto Coutinho.

Abertura da Escola Diocesana de Pais - 9 de dezembroSeg, 04/12/2017 - 15:34

No próximo sábado, dia 9 de dezembro, Mirandela acolhe a abertura da Escola Diocesana de Pais.

A iniciativa é do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e terá lugar no auditório da cidade do Tua.

Destinada a noivos, pais e casais, a Escola «pretende propiciar a reflexão, a partilha e a formação em áreas que dizem respeito à ímpar e elevada condição de pais e encarregados de Educação», salienta Jorge Oliveira Novo, diretor do Secretariado.

Nota Pastoral para o Ano do Batismo, o Dom da água que dá vida verdadeira e eternaSáb, 02/12/2017 - 15:52

«Se conhecesses o Dom de Deus» (cf. Jo 4, 5-42)

A nossa Diocese de Bragança-Miranda, desafia-se, para o triénio litúrgico pastoral 2017-2020, para continuar a caminhar na fé da Igreja sempre desperta, vivendo e proclamando nos areópagos de hoje a alegria do encontro com Jesus Cristo sob o lema vital: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Nova Evangelização para enfrentar os desafios de hojeSeg, 27/11/2017 - 10:51

«Nova Evangelização na Igreja Particular de Bragança-Miranda» é o primeiro livro do Padre Tiago Alves, e acaba de ser editado pelas Edições Salesianas.

Será apresentado no próximo dia 1 de dezembro, véspera do I Domingo do Advento, em Macedo de Cavaleiros, no decorrer da Abertura do Ano Litúrgico-pastoral da Diocese de Bragança-Miranda.

O livro conta com prefácio de D. José Cordeiro e resulta da dissertação apresentada pelo sacerdote na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, para a defesa da Tese de Mestrado Integrado em Teologia.

Novo Secretariado regional da CIRPQua, 22/11/2017 - 15:35

Os Institutos Religiosos femininos e masculinos presentes na Diocese de Bragança-Miranda reuniram para a eleição do novo Secretariado regional da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

Assim, para o triénio 2017-2020, o Secretariado terá a seguinte composição:

Presidente – Pe. Basileu dos Anjos Pires (Marianos da Imaculada Conceição)

Secretária – Ir. Dulce Jesus Martins Ramos (Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado)

Ecónomo – Ir. Elza Maria Martins (Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus)

Igreja Católica presente na quarta edição do “Smart Travel”Qua, 22/11/2017 - 15:11

A Igreja Católica portuguesa volta a estar presente no congresso internacional “Smart Travel”, evento das “pequenas cidades inteligentes aliadas ao turismo inteligente”.

Alexandrina Fernandes, diretora do Serviço da Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda, marca presença na edição de 2017 que terá lugar em Bragança, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

193.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal PortuguesaSex, 17/11/2017 - 10:22

Fátima, 13-16 de novembro de 2017

Comunicado final

1. A 193.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima, de 13 a 16 de novembro de 2017, com a presença do Núncio Apostólico, do Presidente e da Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e da Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).

Abertura do Ano Litúrgico-Pastoral 2017/2018 em Macedo de CavaleirosTer, 14/11/2017 - 23:16

Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

«Se conhecesses o Dom de Deus» (cf. Jo 4, 5-42)

A nossa Diocese de Bragança-Miranda, desafia-se, para o triénio litúrgico e pastoral 2017-2020, a continuar o caminho na fé da Igreja sempre desperta, vivendo e proclamando nos areópagos de hoje a alegria do encontro com Jesus Cristo sob o lema vital: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.