Vivemos uma hora de esperança com 10 seminaristas maiores para a Diocese de Bragança-Miranda | Diocese Bragança-Miranda
Foi no passado dia dezasseis que o Seminário Maior de São José, com os dez seminaristas maiores e a respectiva equipa formadora o Reitor Padre Rufino Xavier e o Formador Padre José Luís se dirigiram para a aldeia de Picote (Miranda do Douro) para realizar mais um Campo Pastoral.
O futuro da nossa bem-amada Diocese saiu, em duas carrinhas, segunda-feira, dia dezasseis, depois de almoço para a aldeia referida anteriormente. À chegada, encontrava-se o reverendíssimo Padre Manuel Silvo que nos acolheu com uma enorme alegria. Feitas as devidas apresentações foram-nos cedidas as instalações que nos albergariam durante esta semana.
No segundo dia (terça-feira o grupo visitou a cidade de Miranda, bem como a sua Sé, e algumas das Igrejas da mesma cidade. Como calor apertou, a parte da tarde foi passada nas piscinas.
Quarta-feira, dia da Memória de São Bartolomeu dos Mártires, fomos presenteados com a visita do Bispo da Diocese D. José Cordeiro que, no aniversário da sua nomeação, o quis passar com os dez seminaristas maiores, dos quais, quatro, recentemente aceites no curso de Teologia do Seminário de Viseu, fazendo algumas visitas à zona, como à Barragem de Picote, à Tanoaria de Palaçoulo e à Fábrica de facas MAM, também em Palaçoulo. O dia, como todos os desta semana, terminou com a Celebração da Eucaristia na Igreja da Paróquia de S. João Baptista de Picote.
O dia de Quinta-feira foi passado na cidade de Salamanca onde nos foi possível visitar a Pontifícia Universidade de Salamanca, a Catedral de Salamanca, bem como algumas das Igrejas desta cidade e o convento de las Dueñas. No final do dia regressamos a Picote.
Sexta-feira foi o dia em que mais interagimos com os habitantes de Picote pois, foi organizado um jogo de futebol entre os seminaristas e os jovens da mesma aldeia. Uma iniciativa
que foi aceite de bom grado pela população. Também, neste dia, visitamos a Casa da Criança em Sendim, um local maravilhoso local onde é feito um trabalho maravilhoso.
Os idosos do Centro Social e Paroquial de São João Baptista de Picote, Sábado, tiveram, também, a nossa visita na qual os animamos com uns cantares. Com esta visita, terminava assim mais uma intensa semana pastoral da qual levamos saudades, das gentes, da aldeia porque, apesar de trazermos um pouco deles connosco, também, um pouco de nós, ficou com eles. È importante referir que todos os dias às dezanove horas celebrávamos Eucaristia com a população em geral e com o senhor Padre Manuel Silvo a quem agradecemos do fundo do coração, bem-haja. Até um dia Picote.
O Seminário Maior