Clero e agentes pastorais diocesanos unidos em tempo de crise | Diocese Bragança-Miranda

No sentido de atenuar a atual crise, alguns agentes pastorais da Diocese de Bragança-Miranda estão a implementar medidas extraordinárias com os recursos humanos e tecnológicos que têm ao seu dispor. Partilhamos algumas dessas ações solicitando, entretanto, o favor de nos fazerem chegar outras de que tenham conhecimento (comunicacao.diocesebm@gmail.com).

CARRAZEDA DE ANSIÃES

Na Unidade Pastoral de Ansiães, a Eucaristia dominical (11h00) será transmitida através da Rádio Ansiães (98.1FM) e em direto na página da Unidade Pastoral.

Durante a semana, e através dos mesmos meios, a Eucaristia terá lugar às terças e quintas-feiras, a partir das 17h30.

MIRANDELA

Em Mirandela, na Zona Pastoral de S. Bento, o Pe. Tiago Alves prossegue com as suas transmissões regulares, através da página de facebook.

Este domingo, às 10h15, presidirá à Eucaristia na igreja de S. Bento, em Mirandela. A transmissão em direto poderá ser vista a partir da página acima mencionada.

O sacerdote procura encurtar distâncias, motivando à oração familiar e ao cuidado para com os mais frágeis. Neste sentido, constituiu uma equipa de cerca de 10 pessoas, voluntárias, das mais variadas profissões, que têm como missão atenuar os efeitos do isolamento em tempo de crise. Adquirir alimentos e medicamentos são algumas das tarefas deste "grupo da fraternidade".

ALFÂNDEGA DA FÉ

Em Alfândega da Fé, a Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires e a autarquia vão fazer chegar a casa de cada cidadão do concelho, uma pagela com uma oração específica para este tempo de dificuldade maior.

Amanhã, às 11h00, a partir da Capela da Santíssima Trindade, no Santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, em Alfândega da Fé, o Pe. Manuel Ribeiro irá celebrar a Santa Missa. Será feita transmissão em direto a partir da página do santuário diocesano no facebook. O sacerdote publicará, posteriormente, a homilia.

MACEDO DE CAVALEIROS

Na Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, em Macedo de Cavaleiros, os párocos in solidum recomendam, através da sua folha de ligação semanal (via correio eletrónico), uma proposta do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura para celebrar o domingo em família.

VINHAIS

Na Unidade Pastoral Senhora da Encarnação (Vinhais), o Pe. Paulo Pimparel dirigiu uma mensagem de gratidão a todos os colaboradores dos Centros Sociais Paroquiais a que preside.

JUVENTUDE

Apelando à criatividade pastoral, o Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional informou, esta tarde, que as Lectio Divinas previstas para as sextas-feiras da Quaresma serão reagendadas.

COMUNICAÇÕES SOCIAIS

O Secretariado diocesano das Comunicações Sociais reforçou a sua ação interna e externa, emitindo comunicações regulares ao clero e aos agentes pastorais, bem como atualizando várias vezes ao dia, a página da Diocese e as redes sociais.

O jornal diocesano "Mensageiro de Bragança" mantém a atividade noticiosa em papel, na internet e no facebook.

---------------

NOTAS:

1. CONSULTE O DOSSIER SOBRE AS MEDIDAS DA DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA E DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA PARA PREVENIR E COMBATER O CORONAVÍRUS: https://www.diocesebm.pt/medidas

2. Notícia atualizada às 18h30 com a introdução de iniciativas em Carrazeda de Ansiães.