SN Liturgia apresenta «Celebração das Exéquias» revista e adaptada aos novos desafios pastorais | Diocese Bragança-Miranda

Esgotada a anterior edição da Celebração das Exéquias, distribuída pela Editorial Apostolado da Oração, procedeu-se a uma cuidada revisão para responder aos novos desafios pastorais, sobretudo nos casos de cremação do cadáver. 

É um ritual de difícil elaboração porque cada celebração é um caso único. Porém, com a ajuda dos párocos a quem recorremos pela sua grande experiência nestas celebrações, conseguimos um ritual simples e com muitas variantes. Assim, o ritual apresenta celebrações de exéquias para adultos e para crianças em três situações: na casa do defunto ou na casa mortuária, na igreja e no cemitério. A celebração das exéquias no caso de cremação do cadáver apresenta duas hipóteses: exéquias na igreja depois da cremação do cadáver e exéquias com o corpo do defunto na sala crematória. Os textos das saudações iniciais e da encomendação foram revistas e aumentadas para responder a situações mais comuns. Foram previstas as situações do género masculino e feminino e algumas revisões de palavras e expressões.

Este ritual não dispensa uma análise pessoal e as devidas anotações. 

Informamos que este ritual é apresentado em dois modelos: o tradicional em capa dura e um outro com capa mais resistente (capa flexível) e à prova da humidade, própria desta celebração.

Na Diocese de Bragança-Miranda, os livros estão disponíveis na Casa de Paramentaria Santa Clara, em Bragança.