Seminário «Comunidades Ciganas: Conhecer para Melhorar» | Diocese Bragança-Miranda

No dia vinte e dois de junho, a Diretora do Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas, Fátima Castanheira, enquanto membro da Direção da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos participou no seminário: “Comunidades Ciganas: Conhecer para Melhorar” organizado pela EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda.

Em representação de Francisco Monteiro, Diretor Executivo da ONPC, Fátima Castanheira apresentou uma resenha do trabalho que esta ipss tem desenvolvido ao longo da sua existência, articulando com os programas europeus e nacionais que se orientam para esta comunidade. A escolarização dos ciganos é uma batalha ganha, sendo que o distrito de Bragança, apresenta índices superiores aos indicadores nacionais. No entanto, no que se refere à integração, e sobretudo, à qualidade da habitação os índices situam-se abaixo do constatado no território português, pelo que esta questão deve integrar os planos de ação a curto e médio prazo.

O evento, que contou com a participação de várias entidades nacionais, que debateram a problemática das Comunidades Ciganas nos dias de hoje, serviu para refletir sobre esta problemática que, nas palavras da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, necessita de agregar sinergias e há um longo caminho a percorrer na promoção dos ciganos em Portugal, embora seja de esperar um corte substancial no financiamento em termos de fundos europeus.

A diocese de Bragança-Miranda esteve ainda representada por Raul Gomes, também membro do Serviço Diocesana das Migrações e Minorias Étnicas que participou numa mesa-redonda onde abordou a questão dos ciganos no concelho de Bragança, as problemáticas e os desafios que se colocam, acentuando a questão da habitação e o modo como as diversas entidades têm lidado com a situação.

Texto/fotografias: Raul Gomes