Saudação de D. António Montes Moreira a D. Nuno Almeida | Diocese Bragança-Miranda

Como Bispo emérito de Bragança-Miranda, saúdo com alegria o Senhor D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, até agora Bispo auxiliar da arquidiocese de Braga, pela sua nomeação para 45.º Bispo da nossa querida e histórica Diocese. Anoto a circunstância feliz de esta notícia aparecer em vésperas do aniversário da criação da Diocese do Nordeste Transmontano, em Miranda do Douro, a 22 de maio de 1545.

A sólida formação doutrinal do Senhor D. Nuno Almeida, recebida em diversas instituições de ensino superior e universitário do país e do estrangeiro, bem como a sua multiforme experiência pastoral na sua diocese originária de Viseu e, nos últimos sete anos, ao serviço da arquidiocese primaz e da Conferência Episcopal, são garantia de que o seu ministério episcopal na nossa região será abrangente e fecundo.

Estou certo de que a comunidade diocesana de Bragança-Miranda, que ao longo de meses rezou fervorosanmente para que o Senhor lhe desse um pastor segundo o Seu Coração, o vai acolher de braços abertos.

S. Bento, padroeiro da nossa Diocese, acompanhe a ação pastoral do Senhor D. Nuno Almeida.

 

Lisboa, 19 de maio de 2023

+António Montes Moreira, OFM

Bispo emérito de Bragança-Miranda