Santuário dos Cerejais acolhe Irmãs Vitorianas | Diocese Bragança-Miranda

A Diocese de Bragança-Miranda acolhe, com enorme alegria, já a partir deste sábado, uma nova congregação religiosa. Trata-se das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias (Irmãs Vitorianas). A apresentação à Diocese será feita por D. José Cordeiro, em Vila Flor, no decorrer da abertura do ano Litúrgico-pastoral.

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias foi fundada a 15 de Janeiro de 1884, no Funchal-Ilha da Madeira, por Mary Jane Wilson, Irmã Maria de S. Francisco, para tornar presente no mundo os valores do Reino de Deus e colaborar na missão salvadora de Cristo, através do ensino, enfermagem, cuidado às crianças e aos idosos, promoção humana, catequese, pastoral a jovens e adultos. Foi co-fundadora Amélia Amaro de Sá, Irmã Maria Elisabeth de Sá.

O seu carisma fundamenta-se na caridade, vínculo da perfeição que se exprime em traços característicos, vividos em grau eminente pela fundadora e que definem a espiritualidade da Congregação.

Atualmente, a Congregação está presente em vários países: Itália, Alemanha, Inglaterra, Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Angola, República Democrática do Congo, Brasil, Índia, Filipinas e Timor.

Em Portugal, as Irmãs Vitorianas (80) estão espalhadas pelas Dioceses de Angra, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco. Chegam agora à Diocese de Bragança-Miranda e vão fundar uma comunidade de 3 elementos no Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires.

Vão estar ao serviço dos mais pobres, particularmente as crianças, os doentes e os idosos, anunciando os valores evangélicos através da educação, da pastoral e do serviço missionário.

No seu extenso território, a Diocese de Bragança-Miranda conta, atualmente, com 5 congregações femininas (Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, Irmãs de Santa Doroteia, Irmãs de S. José de Cluny, Franciscanas Missionárias de Maria ), duas congregações masculinas (Sociedade Salesiana de S. João Bosco e Marianos da Imaculada Conceição), uma comunidade feminina de clausura (Carmelitas da Antiga Observância), 1 instituto secular (Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado), uma ordem (Ordem das Virgens Consagradas), e uma comunidade monástica feminina (Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja).