Pe. José Luís Pombal lança livro sobre o Seminário de Bragança | Diocese Bragança-Miranda

«O Seminário de Bragança (1820-1926) / Da Confessionalidade à Separação» é o primeiro livro do Padre José Luís Amaro Pombal, e acaba de ser editado pela Diocese de Bragança-Miranda.

O livro integra a coleção “Presbyterium”, conta com prefácio de D. José Cordeiro e resulta de um capítulo do estudo académico levado a cabo pelo sacerdote no âmbito da licenciatura canónica na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, na Pontificia Universidade Gregoriana, em Roma.

«É resultado de um trabalho académico que pretende preparar investigações futuras, fornecer uma importante bibliografia sobre o tema da formação do clero, individuar uma variedade de fontes e fundos a analisar e contextualizar o tema no período contemporâneo», salienta o autor.

Tendo como ponto de partida a primeira metade do século XIX, onde a insuficiência financeira das dioceses causava grande instabilidade na constituição dos Seminários assim como na formação neles ministrada, o sacerdote analisa também o contributo das ordens religiosas e a importância da Bula da Cruzada para a estabilização da formação do clero em Portugal.

As reformas de D. José Alves Mariz (36.º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda) e o Seminário durante a Primeira República são igualmente objeto de estudo por parte do jovem sacerdote.

O Padre José Luís, 34 anos, é natural de Torre de Moncorvo e foi ordenado em 2010 por D. António Montes Moreira. Estudou História da Igreja na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi Pároco e Presidente de Centros Sociais Paroquiais no arciprestado de Bragança, docente no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP), e Formador do Seminário acompanhando os alunos de Bragança aquando da sua presença no Seminário e no Instituto Superior de Teologia de Viseu. Exerceu idênticas funções no Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga.

Atualmente é diretor espiritual do Seminário diocesano de S. José, em Bragança. Iniciou, em Lisboa, a tese de doutoramento.

O seu livro está disponível nos serviços da Cúria Diocesana de Bragança-Miranda e será apresentado publicamente logo que seja possível.

Texto atualizado em 15.06.2020, às 11h53.