«Onomatopeias do teu Nome» | Diocese Bragança-Miranda

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) acaba de publicar "Onomatopeias do Teu Nome", livro da autoria da Irmã Maria José Diegues de Oliveira, da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS).

Trata-se de uma obra rica em «límpidos poemas, escritos com arte e com alma», escreve no prefácio, o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.

Para o também Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, os poemas da religiosa «são um desafio a que, com gozo, ofereçamos a Deus os signos do nosso mundo para que Ele os visite e, através da acção do Espírito Santo, se convertam em revelação sua, até que os nossos próprios nomes humanos participem na eterna sinfonia do seu louvor», conclui.

A Irmã Maria José Oliveira fez a sua Profissão Religiosa na Congregação das SFRJS, em 1990, em Macedo de Cavaleiros. Depois dos estudos superiores, exerceu dois anos a docência. O seu trabalho pastoral tem incidido na vertente eucarística e litúrgica. Fez os cursos de Órgão e Direcção do Serviço Nacional de Música Litúrgica. Reside em Bragança e é membro do Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade tendo, de 2011 a 2013, servido a Diocese de Bragança-Miranda como secretária de D. José Cordeiro. Tem colaborado em publicações sobre a reflexão do Evangelho ao Domingo. A nível da sua Congregação, desde 1995 exerce o cargo de secretária geral e desde 2010 faz parte do Governo Geral.

A apresentação do livro, a cargo do Padre Fernando Calado, pároco da Unidade Pastoral Senhora das Graças, está marcada para esta terça-feira, 11 de julho, dia litúrgico de S. Bento, padroeiro da Europa e da Diocese de Bragança-Miranda. Decorrerá na Biblioteca Municipal de Bragança, pelas 21h00, e será moderada por António Gonçalves Rodrigues, diretor de "Mensageiro de Bragança".

São esperadas intervenções do Prelado, do Presidente da autarquia, da autora, bem como de Manuel Trovisco, na qualidade de ilustrador.

A obra integra a colecção "Verbum caro" do SNL e está disponível em todas as livrarias religiosas nacionais. Na Diocese, encontra-se na Livraria Casa de Paramentaria Santa Clara, em Bragança.