O Santo Bartolomeu dos Mártires | Diocese Bragança-Miranda

Alegramo-nos profundamente com a boa notícia, hoje tornada pública, da canonização do nosso Bispo D. Bartolomeu dos Mártires. Graças a Deus!

O Santo Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo conciliar, encarnou o perfil de Bispo ideal por ele defendido em Trento e escreveu, entre tantas obras um livro Estímulo de Pastores, que se tornou obra referencial. É um programa que abre à coragem da esperança e sublinha no coração do bispo: a caridade, a sabedora, a retidão e a justiça.

Aquando do seu regresso do Concílio de Trento entrou na sua vasta Arquidiocese pela magnífica vila de Freixo de Espada à Cinta, iniciando a peregrinação da Visita pastoral.

O grande Mons. José de Castro, ilustre membro do Presbitério de Bragança-Miranda, expressou em 1945 o sonho da canonização de Bartolomeu dos Mártires e da proclamação como Doutor da Igreja.

Na Diocese de Bragança-Miranda, o culto ao Arcebispo Santo, Bartolomeu dos Mártires, é muito significativo como uma luz que arde do Evangelho para os pastores e todo o povo de Deus, especialmente para o primado da Palavra de Deus, a oração, e a misericórdia com os mais pobres.

S. Bartolomeu dos Mártires, Rogai por nós!

Bragança, 6 de julho de 2019

+ José Manuel Cordeiro