Nova Evangelização para enfrentar os desafios de hoje | Diocese Bragança-Miranda

«Nova Evangelização na Igreja Particular de Bragança-Miranda» é o primeiro livro do Padre Tiago Alves, e acaba de ser editado pelas Edições Salesianas.

Será apresentado no próximo dia 1 de dezembro, véspera do I Domingo do Advento, em Macedo de Cavaleiros, no decorrer da Abertura do Ano Litúrgico-pastoral da Diocese de Bragança-Miranda.

O livro conta com prefácio de D. José Cordeiro e resulta da dissertação apresentada pelo sacerdote na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, para a defesa da Tese de Mestrado Integrado em Teologia.

Partindo do conceito de Nova Evangelização no Magistério dos últimos três Papas (S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco), o Padre Tiago Alves analisa a conjuntura da Diocese de Bragança-Miranda.

Depois do confronto entre a reflexão teológica e o contexto cultural, são apresentadas propostas pastorais renovadas, para que a Igreja local não enfrente os desafios de hoje com respostas de ontem.

Neste caminho da Nova Evangelização a paróquia deve ser a primeira instituição a ser repensada. Assim, será possível trilhar um (novo) caminho evangelizador onde prevalece o encontro com os fiéis leigos, levando-os à experiência de Deus.

O Padre Tiago Alves, 27 anos, foi ordenado em 2014. Pároco in solidum na Unidade Pastoral Senhora do Amparo, em Mirandela, foi Capelão da Unidade hospitalar da ULS NE. É Assistente Adjunto do Secretariado diocesano da Pastoral Familiar e vice-arcipreste do Arciprestado de Mirandela.

Ainda durante a Abertura do Ano Litúrgico-pastoral serão apresentados os livros "A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja" do Cón. Silvério Pires e "O Homem que do lodo fez estrelas ", organizado por Henrique Manuel Pereira.