Nota da CEP pelo falecimento de D. José Augusto Pedreira | Diocese Bragança-Miranda

Ao tomar conhecimento do falecimento de D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, Bispo emérito de Viana do Castelo, aos 85 anos de idade, a Conferência Episcopal exprime sentimentos de tristeza e união de oração plena de esperança, pedindo ao Senhor que o acolha na sua etérea paz.

Reconhecemos de modo muito agradecido todo o ministério episcopal que D. José Pedreira exerceu junto do Povo de Deus como Bispo auxiliar do Porto, de 1982 a 1997, e como Bispo de Viana do Castelo, de 1997 a 2010. Salientamos ainda a sua disponibilidade para servir com simplicidade, humildade e dedicação a Igreja em Portugal, particularmente como Vogal nas Comissões Episcopais das Missões, do Clero, Seminário e Vocações, da Ação Social e Caritativa e da Liturgia.

Continuemos a rezar por D. José Augusto Pedreira, pelos seus familiares e por todos aqueles que serviu como Pastor nas Dioceses do Porto e Viana do Castelo. Na sua eterna comunhão com Deus, desejamos que seja agora nosso intercessor junto do Pai misericordioso.

Lisboa, 14 de outubro de 2020

Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa