Monte Tabor em Bragança | Diocese Bragança-Miranda

O Monte Tabor é uma elevação situada na Palestina para onde Jesus convidou três dos seus discípulos, Pedro, Tiago e João, tendo-lhes mostrado um pouco da sua glória, de tal modo que os levou a exclamar: “Senhor, é bom estarmos aqui!” (Mt 17, 4). Desde o dia 8 de setembro de 2022, o monte Tabor também “está” em Bragança.

Inspiradas neste episódio, as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado criaram uma Capela de adoração do Santíssimo, em Bragança, na Casa de Santa Clara, também como fruto da celebração do 52º Congresso Eucarístico Internacional celebrado em Budapeste (Hungria) em setembro de 2021, dentro do qual esta ideia surgiu.

Na conceção e execução do espaço foram apoiadas pela artista iconógrafa, Tânia Pires. Este local pretende ser um espaço de encontro com Jesus no Sacramento da Eucaristia e na sua Palavra. Um local onde todas as pessoas que desejarem podem rezar, meditar e também encontrar-se consigo próprias, aos olhos de Deus.

A Capela foi inaugurada a 8 de setembro de 2022, festa litúrgica da Natividade da Virgem Santa Maria, o “primeiro sacrário da história” como frisou Monsenhor Adelino Paes, Administrador Diocesano de Bragança-Miranda, que presidiu à Eucaristia de inauguração. Note-se que este não é um espaço destinado à celebração, mas à adoração, porém como Mons. Adelino lembrou, “a Eucaristia nasce da celebração” e “não há sacrário sem Eucaristia”. Mas, além de celebrada “a Eucaristia é também para ser adorada” por isso a razão de ser deste espaço.

A Assembleia constava de um número restrito de pessoas, mas representativas do povo de Deus, a quem o Presidente da celebração incitou a “experimentar neste lugar o que Pedro, Tiago e João experimentaram no Monte Tabor, porque também aqui se dá a transfiguração… o nosso encontro com Ele e com a sua beleza!” Referiu que todos nós, que suportamos tantas vezes as cargas pesadas da vida, poderemos “trazê-las aqui” para serem entregues ao Senhor das nossas vidas. Mas lembrou que esta Capela não é um “lugar para falar muito, talvez até seja para não falar nada, mas para O escutar” como realça um dos painéis da Capela.

Monsenhor Adelino felicitou as Irmãs SFRJS “que têm por carisma a Eucaristia” por terem criado “este lugar de adoração, com possibilidade de acesso a todas as pessoas que desejam encontrar-se com Deus e encontrar-se consigo próprias”. Felicitou também a Tânia Pires pela conceção do espaço, desde o Sacrário aos murais que nos recordam “a envolvência do Tabor” e desafiou-a a continuar a desenvolver a sua arte ao serviço da beleza, da Beleza suprema que é Deus.

Dentro da celebração foi benzido o sacrário e no final os participantes fizeram um momento de adoração. Foi também benzido o expositor da Palavra de Deus. Não é um ambão, porque o espaço não se destina a que a Palavra seja proclamada (em voz alta), mas para salientar a ligação entre a presença do Senhor na Eucaristia e na sua Palavra, verdadeiro alimento dos crentes.

A Capela, que se situa no andar superior ao da loja de artigos religiosos “Casa de Santa Clara”, poderá ser visitada por todas as pessoas que o desejarem, durante o horário de funcionamento da loja.

Para já prevê-se que, às terças e quartas feiras, o Santíssimo possa estar exposto durante todo o dia. O desejo será que possa estar todos os dias, desde que haja pessoas disponíveis para assegurar as várias horas de companhia ao Senhor Jesus Sacramentado.

Todas as pessoas que tiverem gosto e disponibilidade, podem inscrever-se na Casa de Santa Clara, para fazer pelo menos meia hora de adoração por semana. Lembremos o saudoso Papa S. João Paulo II: “É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (cf. Jo 13, 25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. (…) Como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento?” (EE 25)

Deixamos o desafio a fazer esta experiência!

Texto/fotografia: SFRJS