Livro recorda os 4 anos de Visita Pastoral de D. José Cordeiro pela Diocese | Diocese Bragança-Miranda

A Diocese de Bragança-Miranda assinala a conclusão do projeto pastoral do quinquénio 2012-2017, assente no tema «(Re)partir de Cristo nos caminhos da Missão», com a publicação do livro "Para mostrar os mistérios de Cristo / Um diário da Visita Pastoral".

Integrado na coleção Domus Ecclesiae, o volume retrata os 4 anos da primeira Visita Pastoral de D. José Cordeiro às 326 Paróquias, num total de 545 comunidades cristãs dispersas pelos 4 Arciprestados numa vasta área geográfica (6.598,5 Km2).

Convicto de que «o Senhor ressuscitado caminha com a sua Igreja e com a humanidade», o Prelado iniciou a Visita Pastoral em 30 de setembro de 2012, em Celas (Vinhais) quase um ano depois da sua ordenação episcopal e começo do ministério. Concluiu-a em 24 de julho de 2016, no Santuário diocesano de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, Vila Flor.

Em cada ano pastoral visitou um Arciprestado (2012/2013 - Bragança; 2013/2014 - Miranda; 2014/2015 - Mirandela; e 2015/2016 - Moncorvo).

«Nos muitos e muitos encontros havidos convosco, admirei especialmente a fé, a esperança e a caridade. (...) Estivemos juntos, escutámos juntos a Palavra de Deus; refletimos juntos, rezámos juntos e, juntos, decidimos os passos a realizar para incutir novo vigor às nossas comunidades e um novo impulso sinodal e missionário a toda a nossa Igreja diocesana», salienta D. José.

A obra conta, na capa, com um original do Mestre José Rodrigues.
Está disponível nos serviços da Cúria Diocesana.