Intensificação do Serviço de Apoio Espiritual e Religioso nos Hospitais da ULS Nordeste | Diocese Bragança-Miranda

Na sequência do desconfinamento progressivo, do abrandamento das restrições e, do levantamento da suspensão de algumas atividades, por motivo relativo à pandemia de COVID-19, o Serviço de Apoio Espiritual e Religioso [SAER] intensifica a sua atividade na ULS Nordeste, Unidades Hospitalares de Bragança, Macedo de Cavaleiros e, Mirandela.

Em Bragança, para além do atendimento regular disponibilizado pelo capelão, e da visita aos doentes, sempre que solicitado, desde 9 de junho, celebra-se a eucaristia diária, para internos, de terça a sexta-feira, às 10.00h e, ao domingo às 15.15h. O atendimento na capela [acompanhamento espiritual e reconciliação individual] tem lugar de terça, a sexta-feira das 8.00h às 09.30h e, ao domingo das 14.00h às 15.00h, ou noutro horário sempre que solicitado. A visita aos doentes realiza-se de terça a sexta-feira, das 11.00h às 12.00h e, ao domingo das 16.30h às 18.30h, ou em outro horário, sempre que solicitado.

Em Mirandela, a atividade do SAER foi retomada no dia 13 de julho, com a visita regular aos doentes internados, todas as segundas-feiras, a partir das 14h, ou noutro horário, sempre que solicitado.

Por sua vez, em Macedo de Cavaleiros, a assistência espiritual e religiosa reiniciou-se no dia 16 de julho, quinta-feira, com Eucaristia às 15h. Também nesta Unidade é feita, sempre que solicitada, a visita aos doentes internados.

A retoma do SAER teve em conta as Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do Culto público católico no contexto da pandemia COVID-19, de 8 de maio 2020 e, da Direção Geral da Saúde n.º 029/2020, de 29 de maio, referente às medidas de prevenção e controlo da COVID-19 em locais de culto, estando salvaguardado o seu cumprimento.

Pe. Estevinho Pires

------

Fotografia: Capela da Unidade Hospitalar de Bragança (BLR/SDCS).