«In Memoriam / Um livro, três homenagens" | Diocese Bragança-Miranda

“In Memoriam”, da autoria de Monsenhor José de Castro, é o mais recente volume editado pela diocese de Bragança-Miranda, no âmbito do 50.º aniversário da morte do autor de “Portugal no Concílio de Trento” e do jubileu sacerdotal de D. José Cordeiro, contando com a organização de Henrique Manuel Pereira, Professor da Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes.

Integrado na coleção Presbyterium, “In Memoriam”, retoma o texto da conferência que Mons. José de Castro proferiu, na noite de 13 de dezembro de 1947, trigésimo dia da morte do justamente célebre Abade de Baçal, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Lisboa. A imprensa da época, e não apenas a de declarados propósitos e inspiração religiosa, reputava as palavras de Mons. José de Castro de “trabalho definitivo e notável”.

O livro que Mons. José de Castro publicou após aquela circunstância foi “A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança” (1948). Dedicado “à queridíssima e veneranda memória do Padre Francisco Manuel Alves – Abade de Baçal – o maior bragançano de todos os tempos”, traça a história daquela instituição desde as origens, com a Rainha D. Leonor, até finais do decénio de 1940. Lançada a público, presumivelmente, em maio de 1948, o seu autor achou por bem recolher e fixar ali as palavras que proferira na referida homenagem ao Abade de Baçal.

Na judiciosa avaliação do bispo Manuel António Pires, o texto/conferência/prefácio do Mons. José de Castro “é das coisas mais belas e perfeitas que jamais ouvi sobre a figura ímpar do Abade de Baçal. Bem merecia ser publicada e divulgada em separata.” Também assim pensou o organizador do volume, apontando-as como “o mais belo e persuasivo retrato do Abade de Baçal de que até hoje dispomos.”

“In Memoriam” conta com uma nota de abertura de Mons. Adelino Fernando Paes, Vigário Geral da Diocese de Bragança-Miranda, intitulada “Chamados e enviados: Sacerdotes entre o povo”, bem como com uma introdução e uma bio-cronologia de Mons. José de Castro da autoria de Henrique Manuel Pereira. Nas palavras deste, “In Memoriam” configura uma tríplice homenagem: a de Mons. José de Castro, em evocação ao Abade de Baçal; a nossa a Mons. José de Castro, na passagem do 50.º aniversário da sua morte; e a de todos ao bispo José Manuel Garcia Cordeiro, pelos 25 anos da da sua ordenação sacerdotal.

Henrique Manuel Pereira
in "Mensageiro de Bragança", 23.04.2016