Homilia Dia Diocesano da Juventude - 11.05.2019 | Diocese Bragança-Miranda

Vinhais, 11.5.2019

1. O Pastor Belo e Bom

Jesus Cristo é o Belo e o Bom Pastor, ou melhor o único Pastor: «Eu dou a vida eterna às minhas ovelhas». O Ressuscitado é o autêntico Dom da Esperança e o grande mistério da Luz. Neste IV Domingo da Páscoa, por proposta de São Paulo VI, celebra-se o dia mundial de oração pelas vocações, acompanhando na oração aqueles que Deus já chamou e que «seguem o Cordeiro, onde quer que ele vá» (Ap 14,4).

Hoje, o breve texto biblico-litúrgico mostra dois grupos opostos, os Judeus, que não acreditam em Jesus e os chamados as suas ovelhas, que escutam a sua voz e o seguem. Jesus conhece pelo nome os seus discípulos, isto é, na sua mais íntima essência. No seguimento sintetisa-se todo o percurso cristão. Por causa desta importância no seguimento, Jesus promete muito «Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão». Esta solene declaração do verdadeiro pastor apoia-se na sua proteção absoluta, porque participa sem limites do poder do Pai «Eu e o Pai somos um só».

Hoje é um autêntico hino à alegria. A alegria cristã é a força da fé para o nosso confiante peregrinar. Mas, como adverte St. Agostinho «Entendamos esta alegria, não a expressemos sem a entender. Não cantemos  só com a voz, mas com o coração. A voz do coração é o entendimento».

2. A coragem de arriscar

Deus não se cansa de chamar e de oferecer gratuitamente o Amor. Às vezes, nós cansamo-nos de responder e de arriscar na promessa de Deus.

«E, todavia, não há alegria maior do que arriscar a vida pelo Senhor! Particularmente a vós, jovens, gostaria de dizer: não sejais surdos à chamada do Senhor! Se Ele vos chamar por esta estrada, não vos oponhais e confiai n’Ele. Não vos deixeis contagiar pelo medo, que nos paralisa à vista dos altos cumes que o Senhor nos propõe. Lembrai-vos sempre que o Senhor, àqueles que deixam as redes e o barco para O seguir, promete a alegria duma vida nova, que enche o coração e anima o caminho» (Papa Francisco).

3. Sempre missionários para iluminar

Confirmar, significa consolidar ou reforçar o batizado, completando o que já foi realizado no Batismo. A unidade entre o Batismo e a Confirmação remete para a Eucaristia. Recordo com gratidão aqui na igreja da Senhora da Encarnação de Vinhais, o crisma recebido das mãos do Bispo D. Manuel de Jesus Pereira (1.5.1978). No próximo dia 26 de maio celebraremos aqui mesmo a Confirmação de quatro dezenas de jovens.

Há 7 anos que celebramos juntos o Dia Diocesano da Juventude e sobretudo, caminhamos juntos na beleza da boa prática da escuta da Palavra nas segundas feiras da Quaresma com a Lectio Divina. Escutamos a Esperança e, como aquela jovem admirável de Nazaré, aprendemos a sorrir a um Anjo. Nos primeiros anos fizemos apenas a Lectio Divina. Nos últimos dois anos, rezamos e adoramos a Palavra e a Eucaristia simultaneamente.

Com o acompanhamento do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, envolvem-se os vários movimentos e grupos de adolescentes e jovens da Diocese na experiência da busca de Deus e do crescimento no Amor.  O silêncio, a contemplação e a escuta são já mosaicos preciosos das noites de Lectio Divina e Adoração Eucarística, motivando uns aos outros na participação e corresponsabilidade dos jovens, para os jovens e com os jovens.

Ontem, na vigília do alto da cidadelha ao parque verde, experimentamos em alguns quilómetros que na noite da nossa vida, ilumina a Luz da cruz de Cristo no caminho que fazemos juntos. Jesus Cristo ilumina o porquê da nossa vida. O mundo diz-nos só o como da vida. Jesus dá-nos o sentido e a alegria da vida.

Jovens, sede Jovens! Jovens alegres, autênticos, construtores de paz, de perdão, de fraternidade! Coragem e confiança! Jovens, vivei a vida viva com o coração e não com a aparência.

Com Maria, a Mãe sempre jovem, que nos ensina a dizer “Eis-me aqui”, desde Vinhais continuamos a caminhar juntos nos caminhos da evangelização juvenil vocacional e também para nos prepararmos e participarmos na JMJ de 2022 em Lisboa.

+ José, Bispo de Bragança-Miranda

 

--------------------

Fotografia: BLR/SDCS

Artigo Agência Ecclesia - 11.05.2019