Homenagem a Eurico Carrapatoso - 24.06.2018 | Diocese Bragança-Miranda

A Diocese de Bragança-Miranda vai homenagear o compositor Eurico Carrapatoso, no próximo domingo, dia 24 de Junho.

A cerimónia terá lugar em Bragança, na igreja de S. Bento, pelas 21h, e é organizada pelo Secretariado da Pastoral da Cultura e  Turismo.

Eurico Carrapatoso nasceu em 1962, em Alvites, concelho de Mirandela. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto tendo iniciado os estudos musicais em 1985. Docente de composição no Conservatório Nacional, a sua música tem vindo a ser executada, editada e difundida desde 1987.

O seu mérito foi sucessivamente reconhecido: 2011 foi distinguido pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes; 2006 - UNESCO International Rostrum of Composers, Paris, com “O meu poemário infantil para tenor e orquestra”; 2004 - condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique; 2001 - distinguido pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal com o Prémio da Identidade Nacional; 1999 - Francisco de Lacerda Composition Prize; 1999 - UNESCO International Rostrum of Composers, Paris, com Deploração sobre a morte de Jorge Peixinho; 1998 - UNESCO International Rostrum of Composers, Paris, com Cinco melodias em forma de Montemel; 1998 – Prémio Lopes-Graça, Tomar.

É casado com a soprano Angélica Neto e tem dois filhos: António e Leonor. Algum do seu trabalho pode ser consultado em: https://eurico-carrapatoso.weebly.com/#

A entrada na Homenagem é livre e gratuita.