Falecimento do Pe. Telmo Afonso | Diocese Bragança-Miranda

Partiu para a Casa do Pai o Pe. Telmo Afonso, aos 86 anos. A celebração das exéquias está prevista para esta quarta-feira, dia 4 de maio, às 15h00, na Igreja Matriz do Zoio, onde habitava.

Nascido no Rio de Janeiro, no Brasil, em 9 de dezembro de 1929, entrou para o Seminário de Vinhais a 1 de outubro de 1940, tendo concluído o curso com 17 valores tanto a comportamento moral como a comportamento académico.

Foi instituído Leitor em 1951, no Seminário de S. José, em Bragança, por D. Abílio Vaz das Neves, bispo diocesano à altura. No mesmo ano foi instituído Acólito.

A ordenação presbiteral ocorreu a 29 de junho de 1952, por D. Abílio Vaz das Neves.

Teve a seu cargo as paróquias do Zoio e Carrazedo, na Unidade Pastoral Senhora da Serra, em Bragança, para além de Celas, Ousilhão, Nunes, Edrosa, Moimenta e Montouto, em Vinhais.

Exerceu também os cargos de vigário geral, reitor do seminário e professor no Liceu, em Bragança.

Fotografia: CMB