Encontro "Vem e partilha o teu pão!" | Diocese Bragança-Miranda

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda promoveu no dia 23 de junho, o encontro “VEM E PARTILHA O TEU PÃO”, no Auditório da Escola Superior de Educação de Bragança.

Esta iniciativa integrada na Semana Global de Ação Conjunta, da campanha internacional "Partilhar a Viagem", decorreu de 17 a 24 de junho, congregando os 165 países onde a Cáritas se encontra representada na resposta ao apelo do Papa Francisco para a promoção da Cultura do Encontro, com migrantes e refugiados.

Com o pão como elo de ligação e partilha, foram convidados voluntários de diversas nacionalidades a estarem presentes com o pão típico dos respetivos países de origem. Houve pão tradicional da Alemanha, Índia, Itália, Nepal, Peru, Portugal, São Tomé e Príncipe, Suíça e Venezuela.

Esta atividade, promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa e a Cáritas Portuguesa, contou com a presença de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, que frisou o papel da ação social da Igreja no apoio aos migrantes e refugiados e o envolvimento da Cáritas na promoção da “cultura do encontro” entre os migrantes e a comunidade de acolhimento. A Cáritas Portuguesa também marcou presença, através da responsável operacional da Unidade Internacional da Cáritas Portuguesa, Filipa Abecasis, que deu a conhecer o objectivo desta iniciativa a nível nacional.

Seguiu-se uma conversa onde foram apresentados testemunhos de migrantes, residentes na cidade de Bragança e uma palestra com o tema “Benefícios Alimentares do Pão”, sendo palestrante um estudante e investigador peruano do Instituto Politécnico de Bragança.

O encontro finalizou com um momento de partilha simbólica do pão, com um lanche partilhado, com o qual se pretendeu transmitir a cultura do encontro.

Através do Projeto + Próximo da Cáritas Portuguesa, a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda desenvolve desde 2016, um trabalho de apoio à integração, promoção e acompanhamento da população migrante da Diocese, através de programas de voluntariado de proximidade.

Recentemente foi também criado na Diocese de Bragança-Miranda, o Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas que esteve na organização deste evento em parceria com a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda.

Texto/fotografias: Rui Magalhães/Cáritas Diocesana