Encontro Nacional de Liturgia é «referência» em Portugal e «além-fronteiras» | Diocese Bragança-Miranda

Padre Pedro Ferreira anuncia próxima edição entre 23 e 27 de julho de 2018.

Fátima, 28 jul 2017 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) afirmou hoje que o encontro de liturgia “é uma referência para a pastoral” em Portugal e além-fronteiras e procura promover um serviço “de qualidade na Igreja”.

Na intervenção de encerramento do 43.º Encontro Nacional de Liturgia (ENL), enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre Pedro Ferreira explicou que em setembro vão voltar a ter reuniões mensais onde vão para avaliar o encontro que decorreu em Fátima e programar a próxima edição.

“Podem deixar por escrito as vossas sugestões”, pediu aos cerca de 900 participantes, antes de anunciar que em 2018 regressam ao Santuário de Fátima, entre os dias 23 e 27 de julho.

O ENL é “uma referência para a pastoral litúrgica em Portugal e além-fronteiras”, realçou o religiosos, assinalando que é precisa a ajuda de todos para que a atividade “seja cada vez mais um serviço de qualidade na Igreja”.

No âmbito do centenário das Aparições na Cova da Iria, ‘a Virgem Santa Maria na Liturgia’ foi o tema do encontro nacional que começou na segunda-feira e “ajudou a aprofundar” a presença da mãe de Jesus “na liturgia da Igreja”.

“As diversas celebrações e as várias conferências, intercaladas com ensaios e encontros pessoais, fizeram esta festa da liturgia mariana”, analisou.

“A cultura litúrgica é sobretudo a prática e a experiência do culto, que também se aprende. Requer alguns conhecimentos e muito ensaio”, observou ainda o diretor do Secretariado Nacional de Liturgia.

A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o SNL convidaram 14 conferencistas para o 43. ENL que “ajudaram a refletir” a temática da Virgem Maria na Liturgia que, “encerra em si, um culto mariano”.

“A mensagem de Fátima pode e deve renovar as nossas celebrações litúrgicas. A liturgia é a melhor escola da oração do terço e o seu melhor incentivo. Por sua vez, o terço é uma boa preparação para a liturgia”, desenvolveu o padre Pedro Ferreira.

Do programa constou também uma Escola de Ministérios e o sacerdote destacou que os diferentes ministérios litúrgicos, a presidência e os acólitos, os leitores e os músicos, “prestaram serviços importantes às celebrações” do 43.º ENL.

Como recomendações, o diretor do SNL aconselhou a consulta de conteúdos na internet, nomeadamente o sítio online da liturgia - www.liturgia.pt – que é uma atividade “muito inovadora” nesta pastoral.

Para além de livros que o Secretariado Nacional de Liturgia publicou, foram anunciadas novas edições, como o ‘Enquirídio do Diaconado’; a Oração Universal Dominical (4.ª edição), o ‘Cantoral Nacional’ e ‘Cânticos para a celebração do Matrimónio’.

Texto: Carlos Borges/Agência Ecclesia

Fotografias: Irene Rodrigues/Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda

Artigos sobre o ENPL:

Programa Ecclesia  - emissão de 30.07.2017

Agência Ecclesia - 27.07.2017

Rádio Renascença - 27-07-2017

Agência Ecclesia - 28.07.2017 (1)

Agência Ecclesia - 28.07.2017 (2)