Encontro do Núcleo Norte dos Cursilhos de Cristandade | Diocese Bragança-Miranda

Alguns elementos do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), desta Diocese, deslocaram-se a Vila Real, no passado dia 20 de Outubro para dar início às actividades pastorais, juntamente, com as demais Dioceses que fazem parte do Núcleo Norte, do MCC. Estiveram presentes os secretariados de Aveiro, Braga, Bragança, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Iniciou-se o encontro com a oração de “Laudes” e uma profunda e oportuna  reflexão, feita por D. Amândio, bispo da Diocese hospedeira, que nos incentivou a sermos discípulos missionários, numa Igreja missionária, salientando a importância do testemunho, na unidade e amizade, na doação e entrega incondicional ao próximo, apelando que a proposta do cursilho, seja levada a outros.

Seguidamente, passámos à sala de trabalhos, onde foram tratados assuntos importantes para o Movimento, na linha da Fidelidade ao Carisma Fundacional. Partilharam-se experiências e vivências, que nos enriqueceram e entusiasmaram, a seguir em frente, com a certeza que o encontro com Cristo é fundamental , na Evangelização dos ambientes. Saímos reforçados na amizade, confirmando assim, a grande família que é o MCC. Estamos conscientes da nossa missão evangelizadora “ Eu sou missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG. 273). Tudo isto, implica saída, compromisso, entrega, aceitação, disponibilidade de coração, tal como nos refere o Papa Francisco “acolher bem o outro, é acolher Deus em pessoa”.

Só assim, e em linguagem cursilhista, se vive em Decolores!

Texto e fotografia: Secretariado Diocesano do MCC da Diocese de Bragança-Miranda