Dinâmica Pascal 2018 | Diocese Bragança-Miranda

Para uma melhor valorização do percurso pascal, em família ou em grupos de catequese e formação, a Diocese de Bragança-Miranda apresenta um conjunto de propostas aos seus fiéis.

São propostas que dão «continuidade à dinâmica quaresmal e que nos entranha na beleza do mistério da ressurreição do Senhor Jesus Cristo e, simultaneamente, integra e santifica a vivência quotidiana do nosso compromisso batismal, para podermos professar na fé, esperança e caridade, que Jesus é a nossa Páscoa», salienta o padre José Bento Soares, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral.

Sendo o baptismo, através do mistério da água, o tema de fundo do ano pastoral, a Diocese reforça o convite à peregrinação, individual ou coletiva, até à fonte batismal onde cada um recebeu o sacramento da iniciação cristã.

Para ajudar à oração é disponibilizado um breve rito de apoio. O documento pode ser descarregado nesta página da Diocese e encontra-se em formato Word para possibilitar as adaptações e alterações tidas por pertinentes.

A pensar nos mais novos, mas também nas famílias e nos grupos de acólitos e catequese, a Diocese propõe também o “Puzzle da fonte batismal” e o "Jogo da Páscoa": ferramentas pedagógicas (incluem peças e tabuleiro, respetivamente) que começam no Domingo de Páscoa e terminam no Pentecostes.

São também disponibilizados alguns subsídios pastorais.

 

Ficheiros: