Decreto sobre a intenção especial a acrescentar à Oração Universal durante a celebração da Paixão do Senhor unicamente para o ano de 2020 | Diocese Bragança-Miranda

A celebração da Paixão do Senhor em Sexta-feira Santa deste ano tem um significado especial por causa da terrível pandemia que atinge todo o mundo.
De facto, no dia em que se celebra a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o qual, como cordeiro imolado, tomou sobre si os nossos sofrimentos e o pecado do mundo, a Igreja eleva súplicas a Deus Pai omnipotente por toda a humanidade, de modo especial, por aqueles que sofrem, enquanto espera com fé a alegria da Ressurreição do seu Esposo.
Por isso esta Congregação, em razão das faculdades concedidas pelo Sumo Pontífice FRANCISCO, tendo em conta a possibilidade já concedida pelo Missal Romano ao Bispo diocesano em caso de uma necessidade pública grave, propõe uma intenção para acrescentar à Oração Universal da referida celebração, fazendo chegar a Deus Pai as súplicas daqueles que O invocam na sua tribulação e assim todos possam sentir, apesar das suas adversidades, a alegria da Sua misericórdia.
Acompanha este Decreto a intenção da oração e a oração.

Nada obste em contrário.
Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, 30 de Março de 2020.

Robert Card. Sarah

+ Arthur Roche
Arcebispo Secretário

Nota: Decreto na íntegra em rodapé (PDF)