Dia Diocesano da Juventude - 20 e 21 de abril em Vimioso | Diocese Bragança-Miranda

A vila de Vimioso acolhe a edição deste ano do Dia Diocesano da Juventude (DDJ).

O encontro assenta no tema “Mergulha, não temas!” e acontece nos próximos dias 20 e 21 de abril, em plena 55.ª Semana de Oração pelas Vocações.

Todos os jovens da diocese de Bragança-Miranda estão convocados para esta edição, que conta com a presença do bispo diocesano, D. José Cordeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, online, até 15 de abril: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWF7ZgNPVIgaisi3c8PmPa-CsdsgliBiooqDYCdBCA_qzOVA/viewform

«O DDJ'18 quer ser, mais uma vez, uma marca de vigor, alegria e renovação na nossa amada diocese de Bragança Miranda. Todo o programa foi desenhado a pensar nos jovens e no seu crescimento na fé, sendo protagonistas de um mundo melhor, como nos convida o Papa Francisco», salienta a Ir. Conceição Borges, responsável pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional.

Na tarde de sexta-feira, dia 20, os jovens dos quatro cantos da Diocese são convidados a acampar ou a acantonar no parque de campismo local. Após o jantar, pelas 21h00, está prevista uma grande Vigília de oração vocacional na igreja matriz.

No sábado, o acolhimento aos participantes (em grupo ou individual) será feito no centro da vila e está marcado para as 9h30.

Seguem-se atividades culturais, desportivas e de orientação, um peddy-paper que ajudará a descobrir os vários espaços da vila e que terminará com o almoço partilhado (13h00).

A tarde será preenchida com atividades de conjunto nas quais os jovens são desafiados a mergulhar nos vários espaços (catequese, vocação,  adoração, música e dança),  onde "conquistam" um remo.

Os diferentes institutos de Vida Consagrada da Diocese estarão presentes no “Espaço Vocacional”, e o “Espaço da adoração”, um lugar único de oração e intimidade com o Senhor, será assegurado pela comunidade da Unidade Pastoral Senhora da Visitação.

O DDJ culminará com dois momentos especiais: um mergulho em profundidade (a Eucaristia, às 15h30, presidida pelo bispo diocesano), e o emergir (com a entrega da Cruz da Juventude aos jovens responsáveis pelo DDJ em 2019).

O Município de Vimioso, a Unidade Pastoral Senhora da Visitação e os Secretariados da Catequese, Comunicações Sociais e Liturgia apoiam a iniciativa.

PROGRAMA COMPLETO

Sexta-feira – 20 de abril

• 18h00 – Acampamento no Parque de Campismo de Vimioso
  • 21h00 – Vigília Vocacional na igreja matriz de Vimioso

Sábado – 21 de abril

• 09h30 – “Embarcar” - Acolhimento no centro da vila
  • 10h00 – “Ao leme” - Atividades
  • 13h00 – “Pescar” - Almoço partilhado
  • 14h30 – “Remo sound”
  • 15h30 – “Mergulho em profundidade” - Eucaristia presidida por D. José Cordeiro e anúncio da JDJ'19
  • 16h30 – “Emergir” - Envio

CONVITE do Sr Bispo

HINO do Dia Diocesano da Juventude

SUBSÍDIOS para o Dia Diocesano da Juventude/Semana de Oração pelas Vocações

ALGUMAS NOTAS:

1. Se vens acampar (20 de Abril), traz a tua tenda e todos os objetos pessoais que necessitas (roupa, higiene,...). Para Sábado (21 de Abril) deverás trazer o teu farnel para partilhares com a tua equipa.
  2. Aos grupos participantes propomos que construam ou personalizem uma jarra (alusiva à passagem Bíblica da Samaritana), com a identidade do grupo para serem levadas ao altar no momento do Ofertório da Eucaristia do encontro.
  3. Aos grupos lançamos também o desafio: FAZ O TEU VÍDEO - um pequeno vídeo sobre o mergulho/inscrição do grupo no DDJ'18 e enviem para o SDPJV, para publicarmos no Facebook.
  4. O Hino do DDJ’18 é o Hino da 55.a Semana de Oração pelas Vocações.
  5. Utilizaremos neste caminho DDJ'18, como imagem de comunhão na diocese, as seguintes #hashtags:
    #mergulha
    #DDJ18vimioso