D. José Cordeiro preside a sessão de apresentação do Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo | Diocese Bragança-Miranda

O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Garcia Cordeiro, vai presidir, dia 09 de Maio, quinta- feira, à sessão de apresentação do mais recente Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo.

O evento terá lugar em Bragança, nos Claustros  da Antiga Sé , pelas 21 horas. Além do Bispo da Diocese haverá a intervenção de Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre, assim como de Jorge Manuel Esteves de Oliveira Novo, responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

Esta vai ser a sexta apresentação pública do Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, depois de Lisboa, Porto, Leiria-Fátima, Évora e Setúbal.

O Relatório da Fundação AIS, publicado de dois em dois anos, é o resultado do trabalho rigoroso de uma extensa equipa que monitorizou a informação publicada nos Media, documentos constitucionais e legislação dos diversos países, assim como dados obtidos directamente através da Igreja e de outras instituições presentes no terreno nos diversos continentes.

As conclusões do Relatório são um alerta para a situação em que se encontram milhares de pessoas em todo o mundo vítimas da intolerância, fanatismo religioso e terrorismo, mas também da violência exercida por grupos radicais, actores estatais e regimes autoritários.

De facto, o documento conclui que a situação das minorias religiosas se deteriorou em quase metade dos países onde há violações significativas das liberdades e constata-se, em comparação com o relatório anterior, que há mais países a sofrerem abusos sistemáticos quanto à prática de culto. Isto traduz-se, na prática, na degradação das condições de vida, por vezes até ao intolerável, para as populações que pertencem a minorias religiosas.

Recorde-se que, pelo segundo ano consecutivo, a apresentação do Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República.