Cruz da Evangelização na diocese de Bragança-Miranda | Diocese Bragança-Miranda

Caríssimos,

A Cruz, entregue por João Paulo II ao continente europeu na JMJ Buenos Aires’87, está em peregrinação pelas dioceses de Portugal, e na nossa diocese vai estar de 3 a 10 de julho, conforme o cartaz que vos envio em anexo.

Sendo uma proposta de caminhada até à próxima jornada mundial da juventude, a realizar, com o Papa Francisco, em Cracóvia no Verão de 2016, O projeto  “Itinerário da Cruz da Evangelização” é uma oportunidade para os jovens portugueses, de um modo criativo e arrojado, expressarem hoje a sua ligação a este movimento evangelizador centrado no essencial da vida cristã.

Neste Ano da Misericórdia, é a cruz que emerge como grande sinal da misericórdia divina, revelada plenamente em Jesus. É com Ele que aprendemos a viver na lógica do dom, da vida sempre oferecida por amor. A cruz relembra-nos isso de uma forma simples mas eloquente.

Efetivamente, a cruz de Jesus é o ícone por excelência da paixão de Deus pela pessoa humana. Além disso, é a porta principal para a promoção de experiências de renovação, de libertação e de comunhão. São Paulo afirma que não sabe outra coisa “a não ser Jesus Cristo, e Este crucificado” (1 Cor 2,2). Na essência do anúncio do Evangelho encontra-se este tesouro de sabedoria, de ciência e de fortaleza que é a própria cruz do salvador.

Este itinerário de fé tem como objetivo fundamental evangelizar através da cruz. Para isso, é proposta uma caminhada à luz do mistério pascal que permita que os jovens evangelizem os jovens. Neste percurso de encontro, reflexão e oração à volta da cruz, os jovens são convidados a viver e a partilhar os seus modos próprios e diferenciadores de dizerem hoje a fé, a esperança e o amor.

O DNPJ preparou um guião (que enviamos em anexo) com diversas dinâmicas à volta da cruz: desde celebrações e momentos de oração, o momento de acolhimento da cruz às vigílias com adoração da cruz – com ou sem eucaristia – até ao envio e à entrega da cruz à diocese ou grupo seguinte. A estas juntam-se ainda uma via-sacra com meditações do Papa João Paulo II e algumas propostas de catequeses ou de momentos de encontro e de partilha em grupos em torno do tema da cruz. O guião contém um conjunto de documentos – orações e poemas, textos de reflexão, cânticos, leituras bíblicas propostas para as missas votivas da cruz - a usar nas atividades a desenvolver, permitindo enriquecer e diversificar as propostas celebrativas ou mesmo a sua adaptação, sempre que tal se revele necessário face às diferentes realidades locais.

Em Buenos Aires, João Paulo II marcaria o sentido profundo deste gesto. Como reafirmara inúmeras vezes desde o início do seu ministério, a cruz lembrava como só à luz da morte e da ressurreição de Jesus Cristo se pode vislumbrar o significado da vida humana e a força da fé, da esperança e do amor cristãos. Fonte de vida nova, a cruz era também o desafio a assumir com uma renovada energia o imperativo de Jesus ao anúncio destemido e corajoso do Evangelho pelos cinco continentes: “Envio-vos! Jovens, evangelizai os jovens com esta cruz da evangelização.”

É pois com grande júbilo que a diocese de Bragança-Miranda, acolhe o símbolo grandioso da nossa Fé, símbolo do acontecimento Pascal.

Conto com todos vós e com o vosso entusiasmo e dinamismo, para que em cada arciprestado, ela possa ser expoente máximo de união dos cristãos.

Ao chegar traz uma mensagem de Fé, Esperança e Caridade. Ao partir, levará a outros povos e a outras gentes o sorriso do Amor que nos inunda a alma.

Unidos na Missão.

Pe. Eduardo Novo

Ficheiros: 
AnexoTamanho
PDF icon Cartaz2.15 MB
PDF icon Guião2.7 MB