"Crianças em Adoração" é o novo livro da Ir. Maria José Oliveira | Diocese Bragança-Miranda

Este livro da Ir. Maria José Diegues de Oliveira, da congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, foi concebido para apoiar momentos de oração com os mais pequenos. Oferece doze esquemas com temas que podem percorrer o ano litúrgico, e apresentam-se nas várias formas de oração descritas no Catecismo da Igreja Católica. Muito centrados na Palavra de Deus, concretizam-na em temas que tocam o quotidiano da vida.

O livro conta com ilustrações de Rita Duque e é uma edição do Secretariado Nacional de Liturgia. Está disponível em todas as livrarias religiosas de Portugal. Na Diocese de Bragança-Miranda encontra-se na Casa de Paramentaria Santa Clara, em Bragança. Será apresentado em Fátima durante o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica.

Introdução

Tendo em conta que é nas mais tenras idades que melhor se prepara o encontro da pessoa com Deus na oração, este livro foi preparado para apoiar momentos de oração com os mais pequenos.

Oferece doze esquemas com temas que podem percorrer o ano litúrgico, e apresentam-se nas várias formas de oração descritas no Catecismo da Igreja Católica. Muito centrados na Palavra de Deus, concretizam-na em temas que tocam o quotidiano da vida. Alguns salmos escolhidos foram adaptados não apenas para uma melhor compreensão do seu conteúdo, mas também para que sejam descoberta progressiva desta forma orante da Palavra de Deus, para que as crianças descubram como é belo rezar com os Salmos, com a Bíblia e moldar nos nossos lábios a nossa fé com a fé dos que nos precederam.

Estes esquemas não pretendem ser rígidos, mas flexíveis ao ponto de se poderem adaptar a diferentes contextos e a diferentes idades. Caberá ao animador a gestão do tempo de oração, a escolha dos elementos que melhor se adequam às características das crianças e até à adaptação destes, dentro do contexto e dos recursos disponíveis.

Os esquemas podem ser usados num ambiente de catequese ou fora dele e o mesmo se diga das sugestões de actividades ligadas a cada um dos esquemas que, até por um certo carácter lúdico, pretendem ter uma continuação na família – chegar às famílias! – e constituir possibilidades de aprofundamento da Palavra de Deus.

Este livro pode constituir um banco de recursos para a catequese e para a evangelização em geral, pode também ser usado na oração em família, mas o seu objectivo primordial é iniciar as crianças na adoração Eucarística fora da missa, embora em estreita ligação com ela, e num ambiente de oração comunitária. Porque a fé que cresce só terá alicerces estáveis se for sendo sedimentada neste encontro amoroso e confiante com o Amigo!

Maria José Diegues de Oliveira

Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, sfrjs

------------------

Dados técnicos:

Tamanho:135X190mm
N.º de páginas: 208
ISBN 978-989-8877-47-5
1ª edição: Junho de 2019
Autora: Maria José Diegues de Oliveira, SFRJS
Colecção: Louvor das criaturas – 2
Livro impresso a cores
PVP: 7,00€

Texto atualizado em 30.06.2019, Às 12:19.