Cova da Iria prestes a receber a 38ª Peregrinação Nacional inspirada no lema “Deus está contente” | Diocese Bragança-Miranda

Milhares de crianças, acompanhadas por familiares, catequistas e professores são esperadas entre os dias 9 e 10 de junho, em Fátima, para a 38ª peregrinação nacional dos mais novos, presidida este ano pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.
Inspirado na Aparição de Setembro, quando Nossa Senhora disse aos Pastorinhos: “Deus está contente com os vossos sacrifícios”, o lema desta peregrinação, uma das mais importantes e participadas no Santuário de Fátima, apenas suplantada pelas peregrinações internacionais aniversárias de maio e de outubro, é justamente “Deus está contente”.
“Deus está contente, porque os pastorinhos, na obediência à mensagem do Anjo e de Nossa Senhora, deram alegria a Deus”, refere a organização na brochura que acompanha a divulgação desta peregrinação.
“Estas palavras de Nossa Senhora a nós dizem-nos que, fazer algo mesmo quando custa e exija renunciar àquilo que apetece fazer para fazer aquilo que é melhor, e fazer de tudo isso uma oferta de amor a Deus em favor de quem mais precisa do seu amor misericordioso, isso nos identifica com o seu filho Jesus que, por amor, deu a sua vida por nós na cruz”, referem ainda os organizadores desta peregrinação.
Celebrando-se este ano o centenário das Aparições do Anjo, que prepararam os Pastorinhos para acolher a mensagem de Nossa Senhora, o tema estará igualmente presente nos vários momentos da peregrinação.
A preparação desta peregrinação, em cada uma das dioceses portuguesas, começou em maio com o lançamento da campanha junto das escolas e dos alunos da catequese. Foi pedido às crianças que fizessem algo que deixasse Deus contente, e foi neste sentido que a campanha lançada no mês de maio deixou um desafio aos mais jovens: sempre que as crianças fizessem algo que deixasse Deus contente, como rezar, fazer um sacrifício ou uma boa ação, perdoar, acolher, adorar, deveriam recortar um balão e coloca-lo dentro de uma caixa, que será agora entregue na celebração Eucarística do dia 10 de junho.
O programa da peregrinação vai incluir visitas aos locais das aparições do Anjo de Fátima, na Loca do Cabeço e em Aljustrel; a oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, e uma encenação inspirada no tema deste ano, “Como os Pastorinhos, dar alegria a Deus”, na Basílica da Santíssima Trindade.
O Santuário espera que este lema ajude as crianças que participam na peregrinação a aprenderem essa atitude de oferecimento para que, no seu quotidiano, contribuam para um mundo melhor.
 
Programa da Peregrinação
Dia 9
18:00- Visita aos locais das Aparições do Anjo | Loca do Cabeço e Aljustrel
20:30- Encontro| Capelinha das Aparições
21:00- Partida em procissão para Aljustrel, rumo ao poço do Arneiro, local da 2ºaparição do Anjo
21:30- Celebração da noite | Valinhos: Nos caminhos do Anjo e de Nossa Senhora
 
Dia 10
09:00- Oferta de flores a Nossa Senhora | Capelinha
09:30- Encenação | Basílica da Santíssima Trindade: Como os Pastorinhos, dar alegria a Deus
10:00- Rosário | Capelinha das Aparições
11:00- Missa | Recinto de Oração: A Eucaristia, expressão da alegria de Deus
15:00- Encenação |Basílica da Santíssima Trindade: Como os Pastorinhos, dar alegria a Deus (repetição)
16:00- Celebração de despedida | Basílica da Santíssima Trindade: Deus está contente comigo

Comunicado do Santuário de Fátima