Bíblia é o tema do novo Ano Pastoral | Diocese Bragança-Miranda

Na continuidade do projeto pastoral diocesano «(Re)partir de Cristo nos novos caminhos da Missão», a Diocese de Bragança-Miranda propõe, para o ano pastoral 2014-2015, celebrar o Ano da Bíblia.

Deste modo, através da Carta Pastoral «confio-vos a Deus e à Palavra», o bispo diocesano D. José Cordeiro convida à escuta da Palavra pois "a Igreja está confiada à Palavra de Deus e não a Palavra à Igreja".

"S. Paulo di-lo claramente na despedida que em Mileto fez aos presbíteros-bispos (anciãos) da Igreja de Éfeso: «e agora, confio-vos a Deus e à Palavra da sua graça que tem o poder de construir o edifício e de vos conceder parte na herança com todos os santificados» (At 20,32). Somos, por isso, confiados à Palavra, amigos da Palavra e podemos alcançar a herança dos santos, obedecendo à fé a Igreja e dando testemunho do Evangelho da graça de Deus (cf. At 20,24)", sublinha o prelado.

O projeto pastoral une-se igualmente à iniciativa do Papa Francisco, que proclamou o ano 2015 como “O Ano da Vida Consagrada”, para celebrar os 50 anos do decreto Perfectae Caritatis do Concílio Vaticano II sobre a conveniente renovação da vida religiosa.

Um dos pontos altos do Ano Pastoral na Diocese de Bragança-Miranda é a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de 12 a 26 de julho de 2015, em ordem à celebração do centenário das aparições em 2017.

O documento com as orientações para o Ano Pastoral será apresentado ao clero diocesano, esta sexta-feira, na assembleia geral a decorrer no Santuário de Cerejais, em Alfândega da Fé.

Secretariado das Comunicações Sociais, 24.09.2014