Mogadouro acolhe Abertura do Ano Pastoral e Litúrgico | Diocese Bragança-Miranda

Assente no lema «O Senhor ungiu os meus olhos» (cf. Jo 9, 1-41), a Diocese de Bragança-Miranda inicia um novo Ano Pastoral e Litúrgico dedicado ao Dom da Esperança, o Mistério da Luz. Será no próximo dia 1 de dezembro, na Casa da Cultura de Mogadouro.

No período da manhã terá lugar uma conferência que será proferida por Monsenhor Duarte da Cunha, Pároco de Santa Joana Princesa (Lisboa) e antigo Secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.

Segue-se a apresentação do Plano Pastoral 2018/2019 pelo Pe. José Bento Soares, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Depois do almoço (marcado previamente e com um custo de €10/pessoa) realiza-se uma mesa redonda («Missão Partilhada») onde alguns agentes pastorais abordarão o Ano Missionário decretado pela Conferência Episcopal Portuguesa, a Catequese e o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais.

A mesa encerra com a apresentação de 4 obras literárias:

• "Universo Orante" da Ir Maria José Oliveira (Serva Franciscana Reparadora de Jesus Sacramento) e publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia;
  • "Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus" do Pe. Joaquim Leite (da Diocese de Bragança-Miranda) e publicado pela Fundação “Mensageiro de Bragança”;
  • "Peregrina na Diocese de Bragança-Miranda / Memórias da visita da Imagem Peregrina de Nossa senhora de Fátima" publicado pela Diocese de Bragança-Miranda;
  • "Lectio Divina / Adolescentes e Jovens em Adoração" do Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda e publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia. Um exemplar deste livro foi oferecido ao Papa pelos acólitos da Diocese que participaram, em agosto último, na Peregrinação Internacional de Acólitos que decorreu no Vaticano.

Programa Completo:

MANHÃ

09h.30 – Acolhimento

10h.00 – Oração – Hora Intermédia [Todos os Santos e Beatos da Diocese]

10h.15 – Abertura por D. José Cordeiro

- Saudação por Dr. Francisco Guimarães, Presidente do Município de Mogadouro

10h.30 – Conferência por Monsenhor Duarte da Cunha

11h.30 – Coffee break

11h.45 – Diálogo com o conferencista

12h.15 – Apresentação do Plano Pastoral 2018/2019 – [Pe. José Bento]

12h.30 – Almoço (tem um custo de €10 mediante marcação prévia  Preencher no Formulários do Google ou Ficha de inscrição anexa).

TARDE

14h.00 – Momento cultural

Missão Partilhada

Moderador: Bruno Luís Rodrigues, Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano

Tema 1 – Ano Missionário – [Ir. Lisete Gonçalves, Doroteia]

Tema 2 – IDEP (Instituto Diocesano de Estudos Pastorais) – [Pe. José António Machado]

Tema 3 – Apresentação de livros:

• "Universo Orante" -  Ir Maria José Oliveira, SFRJS;
  • "Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus" - Pe. Joaquim Leite;
  • "Peregrina na Diocese de Bragança-Miranda / Memórias da visita da Imagem Peregrina de Nossa senhora de Fátima" - Hélder Pires;
  • "Lectio Divina / Adolescentes e Jovens em Adoração" - Ir. Conceição Borges, SFRJS.

16h.00 – Vésperas

16h.30 – Encerramento

Informação atualizada em 27.11.2018, às 14h42.

Ficheiros: