Abertura do Ano Litúrgico-Pastoral 2017/2018 em Macedo de Cavaleiros | Diocese Bragança-Miranda

Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

«Se conhecesses o Dom de Deus» (cf. Jo 4, 5-42)

A nossa Diocese de Bragança-Miranda, desafia-se, para o triénio litúrgico e pastoral 2017-2020, a continuar o caminho na fé da Igreja sempre desperta, vivendo e proclamando nos areópagos de hoje a alegria do encontro com Jesus Cristo sob o lema vital: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

No primeiro Ano deste itinerário da Iniciação Cristã, queremos sublinhar o Dom da água, o mistério que dá vida, o Baptismo, qual «Fonte de água que jorra para a vida eterna» (cf. Jo 4, 5-42) e como a samaritana no poço queremos conhecer mais e melhor o Dom de Deus.

Por isso, convido e convoco todos os Presbíteros, os Diáconos, os Consagrados e os Fiéis Leigos para juntos iniciarmos o Ano Litúrgico e Pastoral, no dia 1 de dezembro de 2017, no Centro D. Abílio Vaz das Neves em Macedo de Cavaleiros, com o seguinte programa:

09h.30 – Acolhimento

10h.00 – Oração – Hora Intermédia [Todos os Santos e Beatos da Diocese]

10h.15 – Abertura por D. José Cordeiro, Bispo Diocesano

10h.30 – Conferência por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé

11h.30 – coffee break

11h.45 – Diálogo com o conferencista

12h.15 – Apresentação do Projeto Pastoral 2017-2020 – Por Cristo, com Cristo e em Cristo [Pe. José Bento]

12h.30 – Almoço

14h.00 – Uma palavra de partilha | Moderadora: Alexandrina Fernandes, SDPT

• Tema 1 – A evangelização no Brasil – [Pe. Roberto Carlos, MIC]
  • Tema 2 – Família evangelizada e evangelizadora [Jorge Novo e Sandra Novo]
  • Tema 3 – O Papa Francisco e os jovens – [João Pedro Ferreira, SDPJV]
  • Tema 4 – Apresentação de livros: [Nova evangelização, Igreja Particular Bragança-Miranda - Padre Tiago Alves; A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja - Cónego Silvério Pires; O Homem que do lodo fez estrelas (org. Henrique M. Pereira).

Momentos culturais [Ensemble Senhora das Graças] – Salmos do Advento e cânticos para o sacramento do Batismo.

16h.00 – Vésperas

16h.30 – Encerramento

A Virgem Santa Maria, Mãe da Igreja, nos acompanhe no caminho do encontro «mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé» (Heb 12,2) e na proposta alegre da ousadia do Evangelho a fazer a todos e a cada um: «Se conhecesses o Dom de Deus!» (cf. Jo 4, 5-42).

Queira Deus que sigamos a exortação do nosso padroeiro, S. Bento: «não prefiram absolutamente nada a Cristo, nada preferir ao amor de Cristo».

Abraço-vos cordialmente por Cristo, com Cristo e em Cristo

Catedral, 12 de Novembro de 2017.

+ José Manuel Garcia Cordeiro, Peregrino convosco e vosso Bispo

Ficheiros: