Diocese homenageia D. António José Rafael no 15.º Aniversário da Dedicação da Catedral | Diocese Bragança-Miranda

A Diocese de Bragança-Miranda vai homenagear D. António José Rafael, bispo emérito, e o ceramista Mário Ferreira da Silva, nas comemorações do 15.º Aniversário da Dedicação da Catedral.

Na sexta-feira, dia 7 de outubro, dia em que a liturgia lembra a solenidade de N. Sra. do Rosário, comemora-se o 15.º aniversário da Dedicação da Catedral, em Bragança.

O Bispo da Diocese, D. José Cordeiro, preside à Eucaristia, pelas 18 horas, que antecede a apresentação de uma obra literária alusiva ao painel da Catedral, e que reúne testemunhos de D. António Rafael, e de Mário Ferreira da Silva, autor da obra cerâmica.

Recorde-se que a Catedral de Bragança foi dedicada a 7 de outubro de 2001. No seu interior, além do painel central (atrás do Presbitério) destaca-se, ainda, outra obra de Mário Ferreira da Silva: o sacrário, cujos contornos são os do território da diocese de Bragança-Miranda.

Neste misto de fé e cultura, a Pietà, a Anunciação a S. José e S. Bento, padroeiro da Diocese, bem como um conjunto de 7 vitrais da autoria do mestre José Rodrigues, e mais recentemente, os mosaicos do batistério da autoria de Ilda David dão vida à Cátedra do bispo.

Programa

18h00 – Eucaristia na Catedral presidida por D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda

18h45 – Apresentação do livro «Na nossa Catedral, para sempre nos encontraremos: D. António José Rafael e Mário Ferreira da Silva», por Henrique Manuel Pereira, Doutor em Cultura e Professor da Escola de Artes (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.

NOTA:

A obra também será apresentada no Porto, no próximo dia 27 de outubro, no Auditório Carvalho Guerra, Campus Foz, da Universidade Católica Portuguesa.