Dinâmica Quaresmal | Diocese Bragança-Miranda

ORAÇÕES PARA OS DOMINGOS DO CICLO DE QUARESMA E PÁSCOA

Ano B - 2021

 

Apresentação da dinâmica: O tema da JMJ, a Nota Pastoral do nosso Bispo para 2020-2021 e o plano pastoral da Diocese sugerem-nos uma dinâmica de caminho, de quem procura e, ao mesmo tempo, de quem anuncia. Através das frases bíblicas “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), “Jovem, Eu te digo, levanta-te” (cf. Lc 7,14) e do riquíssimo alimento da Palavra de Deus dos vários Domingos, “propõe-se a uma peregrinação íntima ao coração da Igreja feita com o coração por cada um dos diocesanos e das comunidades cristãs para podermos reconhecer como é bela a essência da Igreja, mistério que só pode ser acreditado por aqueles que vivem radicalmente a vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo” (Plano Pastoral da Diocese).

Na caminhada no ciclo da Quaresma e da Páscoa, propomos à comunidade celebrante, da Diocese de Bragança-Miranda a consciência da sua participação eclesial, o modo como cada um se insere na construção desta Igreja Una e Santa. Em cada Domingo escolheremos verbos relacionados com a Liturgia da Palavra de cada Domingo, que fazem parte deste dinamismo de participação em Igreja, consoante o que está plasmado no itinerário de vivência do Plano Pastoral para este ano.

Concretização gráfica: Uma igreja. Colocar um elemento da fachada do edifício em cada Domingo, com uma palavra chave, associada ao Plano do Ano e uma frase que faz a ligação entre a palavra chave e o Evangelho desse Domingo.

Há uma oração introdutória da celebração, dirigida ao Pai para fazer a ambientação do tema, e duas invocações, uma ao Filho e outra ao Espírito Santo, para vivermos, em ambiente Trinitário, esta caminhada de conversão e de celebração da fé.

 

Orações:

 

I Domingo da Quaresma (21 de fevereiro de 2021): 

Verbo: ACREDITAR – “Acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15)

Peça Gráfica: Degraus de acesso

 

Oração:

Pai de amor, no início deste tempo de graça, queremos aceitar o convite do vosso Filho Jesus, para nos converter e ACREDITAR no Evangelho.

Este primeiro domingo da Quaresma será para nós uma escada que nos ajuda a reconhecer a nossa verdade e incoerência. O pedido de conversão não é apenas um matutar sobre os nossos pecados, mas é um abrir-nos à confiança em Vós, e por isso, ACREDITAR!

Senhor Jesus, fazei-nos membros ativos da Vossa Igreja Una e Santa!

Vinde Espírito Santo, agilizai em nós um processo consciente e empenhado de conversão!

 

 

II Domingo da Quaresma (28 de fevereiro de 2021):

Verbo: ESCUTAR – “Este é o meu Filho muito amado: escutai-O” (Mc 9, 7)

Peça Gráfica: Parede

 

Oração:

Pai do Céu, hoje convidais-nos a subir o monte para nos apresentardes o vosso Filho amado, com um mandamento específico: “Escutai-O”! 

Este segundo Domingo da Quaresma será para nós uma de nos sentirmos deslumbrados na visão da glória Daquele que é o nosso modelo de humanidade, o qual queremos sempre ESCUTAR  a fim de “fazer o que Ele nos disser”!

Senhor Jesus, fazei-nos frequentadores, assíduos e persistentes, da Palavra que escutamos no ambiente da Vossa Igreja Una e Santa!

Vinde, Espírito Santo, ajudai-nos a recordar e a entender toda a Verdade!

 

III Domingo da Quaresma (7 de março de 2021):

Verbo: LEVANTAR – “Destruí este templo e em três dias o levantarei.” (Jo 2, 19)

Peça Gráfica: Parede

 

Oração:

Pai do Céu, hoje colocais-nos diante de tantas incoerências do nosso comportamento, inconstante e corrupto!

Este terceiroDomingo da Quaresma será para nós uma oportunidade para fazer um sério exame de consciência às nossas idolatrias e à traição da nossa pertença eclesial, sempre que destruímos a comunhão e a paz fraterna.  Pela nossa caridade queremos LEVANTAR as pessoas e o nosso testemunho de fraternidade para o mundo!

Senhor Jesus, fazei-nos pedras vivas e seguras da Vossa Igreja Una e Santa!

Vinde, Espírito Santo, motivai em nós uma consciência pura para não destruir, mas levantar!

 

 

IV Domingo da Quaresma (14 de março de 2021):  

Verbo: DESEJAR – “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz.” (Jo 3, 21)

Peça Gráfica: Janela

 

Oração:

Pai do Céu, hoje revelais-nos o imenso amor que vos levou a entregar o vosso Filho Unigénito para nossa salvação!

Este quarto Domingo da Quaresma será para nós uma oportunidade para meditarmos neste amor imenso e DESEJAR corresponder com a obediência da fé, que produz boas obras!

Senhor Jesus, aproximai-nos cada vez mais de Vós, Luz do mundo, para irradiarmos a beleza da Vossa Igreja Una e Santa!

Vinde, Espírito Santo, acendei nos nossos corações o fogo do Vosso amor!

 

V Domingo da Quaresma (21 de março de 2021):  

Verbo: PROCURAR – “Senhor, nós queríamos ver Jesus.” (Jo 12, 21)

Peça Gráfica: Janela

 

Oração:

Pai do Céu, hoje mostrais-nos o caminho para seguir Jesus. Depois do desejo de vê-lO, a iniciativa de procurá-lO, deve culminar no assumir da sua missão de germinação da vida!

Este quinto Domingo da Quaresma será para nós uma oportunidade para exercitar em nós a diligência inadiável de procurar Jesus no coração da vida eclesial!

Senhor Jesus, seduz a nossa vontade para te procurar e celebrar-te em comunhão de Igreja!

Vinde, Espírito Santo, ajudai-nos a mostrar Jesus no modo como o Evangelho fala nas nossas vidas!

 

RAMOS (28 de março de 2021):

Verbo: DESPERTAR– “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus!” (Mc 15, 39)

Peça Gráfica: Telhado do corpo da Igreja

 

Oração:

Pai do Céu, no início desta Semana Santa colocais diante dos nossos olhos a mansidão e o amor Daquele que por nos se faz pecado e maldição.

Nos vos damos graças pela obra bela da nossa redenção, querendo, na nossa contemplação deslumbrada, oferecer-nos a Vós com Jesus, completando na nossa carne o que falta, em benefício do seu Corpo que é a Igreja.

Senhor Jesus, aceita-nos contigo nesta oferta de amor ao Pai!

Vinde,  Espírito Santo, reanimai nos nossos corações a força para levar até ao fim, com fé,  e por amor de vós,  a missão da nossa vida!

 

Ir. Maria José Oliveira

Ficheiros: 
AnexoTamanho
Ficheiro Orações20.14 KB
Image icon Igreja329.83 KB
Image icon Igreja com frases376.14 KB