Vida Consagrada | Diocese Bragança-Miranda

Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus
Formamos uma comunidade de fé de amor fraterno e de serviço apostólico, configurando-nos com Cristo no mistério da sua CARIDADE para com o Pai e para todos os homens. Vivemos o ideal de conhecer, amar e anunciar Jesus Cristo através da educação cristã, mas com a preferência herdada de Madre Isabel: crianças e jovens e, entre eles os pobres, em colégios/centros sociais, lares universitários, casas de espiritualidade e missões.

    Responsável: Ir. Ana Paula Costa Gonçalves
    Colégio do Sagrado Coração de Jesus
    Rua Dr. António Carmona e Lima, n.º 14, 5300-403 Bragança, Portugal
    GPS: 41º49'5"N 7º45'41"W
    Tlf.: + 351 273 300 590 Fax: +351 273 300 591
    E-mail: geral@cscjb.com
    Página de Internet
    Página de Facebook

Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado
Como SERVAS e à imitação da Santíssima Virgem, queremos, na docilidade ao Espírito Santo, que se faça em nós a vontade do Senhor. Como FRANCISCANAS, vivendo o Santo Evangelho à maneira de S. Francisco de Assis em pobreza, humildade e simplicidade, queremos ser testemunhas de fraternidade verdadeira pela comunhão de vida, de sentimentos e de bens. Como REPARADORAS de JESUS SACRAMENTADO queremos viver o espírito de adoração e reparação mediante uma fé profunda na Presença Real, uma sólida devoção Eucarística e a oblação da nossa vida a Jesus Eucaristia

    Responsável: Maria Constança Fernandes (Ir. Teresa Fernandes)
    Casa de Santa Clara
    Rua Abílio Beça, 60 5300-011 Bragança, Portugal
    Tlf: +351 273 329 130 Fax: +351 273 329 131
    E-mail: servas@sfrjs.org
    Página de Internet
    Blogue
    Página de Facebook
    Canal de Youtube

Nesta Diocese também estamos em: Mirandela, Pereira, Macedo de Cavaleiros, Chacim, Miranda do Douro e Ligares.

Irmãs de Santa Doroteia
Dedicamo-nos ao serviço da educação evangelizadora, tendo em vista o crescimento integral da pessoa, com preferência pelos jovens de todos os estratos sociais e pela promoção da mulher. Para isso, seguindo o exemplo da nossa Fundadora, Paula Frassinetti, estamos disponíveis para “ir para qualquer parte do mundo onde houver maiores esperanças de um maior serviço”.

    Responsável: Ir. Arminda Silva Oliveira
    Estrada do Aeródromo, Quinta da Candaira, 70, 5300-341 Bragança, Portugal
    Tlm.: +351 960 328 103
    E-mail: doroteiasbraganca@gmail.com
    Página de Internet

Irmãs de S. José de Cluny
Fazer a Vontade de Deus como Cristo obediente, enviado pelo Pai para salvar todos os homens: “Eis que venho para fazer a Tua Vontade” (Hb10,9); “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo 20,21). Colaborar na evangelização e educação da fé, especialmente através do ensino, de tarefas hospitalares, sociais e pastoral paroquial, na simplicidade e na disponibilidade.

    Largo da Praça, 5 5360-232 Valtorno, Vila Flor, Portugal
    Tlf.: +351 278 639 100
    E-mail: sjcluny@net.sapo.pt
    Página de Internet

Carmelitas da Antiga Observância
Como Irmãs de Clausura, vivemos o carisma Carmelita: “a presença do Senhor”. Concretizamos esta presença na vida comunitária, na oração, na meditação, no trabalho, tudo feito contemplação. Fazemos oferta das nossas vidas ao Senhor pelo bem dos Irmãos e do mundo.
A vida da Carmelita é caracterizada pelo silêncio, ocupando mais tempo na intimidade e diálogo com o Senhor. É também o seguimento de Cristo Sofredor, sendo pobre, obediente e casto. Queremos ser na diocese a presença activa ao Senhor Sacramentado. Muito nos ajuda a Adoração Perpétua.

    Responsável: Irmã Maria da Imaculada Conceição
    Carmelo da Sagrada Família
    5160-001 Larinho, Torre de Moncorvo, Portugal
    Tlf.: e Fax: +351 279 252 351

    E-mail: carmelosfmoncorvo21@gmail.com

Sociedade de S. Francisco de Sales - Salesianos

Educação e evangelização

A nossa missão, dentro da Igreja, é, prioritariamente, a educação e a evangelização dos jovens. O projeto educativo-pastoral que queremos realizar em todas as nossas obras está orientado para a promoção integral da pessoa do jovem e tem o seu fundamento no humanismo cristão. A missão dos Salesianos de Dom Bosco é desenvolvida em três direções específicas: juvenil, através da obra educativa dirigida aos jovens, sobretudo pobres e abandonados; popular, através da obra pastoral em ambientes populares; e missionária, em vista do anúncio do Evangelho.

    Responsável: Pe. João de Brito Carvalho
    Casa Salesiana de Mirandela
    Rua S. João Bosco, 170

    5370-369 Mirandela, Portugal
    Tlf.: +351 278 201 320
    E-mail: mirandela@salesianos.pt
    Página de Internet
    Página de Facebook

Marianos da Imaculada Conceição
A Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição foi fundada pelo Bem-aventurado Estanislau Papczynski, em 1673, e renovada pelo Bem-aventurado Jorge, em 1909. O mistério da Imaculada Conceição, como dom absolutamente gratuito da salvação de Maria, é, para nós, inspiração e desafio permanentes à experiência do dom da salvação e à entrega generosa à salvação dos irmãos. O mesmo mistério, como libertação radical do pecado e plenitude de salvação, inspira-nos também a ir em auxílio dos nossos irmãos defuntos, para que, livres das penas devidas aos seus pecados, possam gozar da plenitude da felicidade em Cristo. Não tendo uma actividade especificamente carismática, estamos abertos às necessidades da Igreja e do homem de hoje, servindo a mesma Igreja e o mesmo homem em qualquer actividade que o Espírito Santo nos inspirar.

    Responsável: Pe. Eduardo Alexandre Esteves Novo
    Convento de Balsamão
    5340-091 Chacim, Macedo de Cavaleiros, Portugal
    Tlf.: +351 278 468 010; Fax: + 351 278 468 028
    E-mails: eduardonovo@gmail.com e conventodebalsamao@gmail.com
    Página de Internet: www.marianos.pt
    Página de Facebook

Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja
O “Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja” surge do Mosteiro de Vitorchiano (Itália), pertencendo à Ordem Cisterciense da Estrita Observância (OCSO) também conhecida como “Trapista”, e fundada em 1098. Destina-se a 40 Monjas (10 numa fase inicial) e é orientado para a contemplação e culto divino, dentro do recinto, e segundo a regra de São Bento.

    Responsável: Ir. Giusy Maffini
    Lugar do Alacão, Palaçoulo
    Miranda do Douro, Portugal
    Telefone da Casa de Acolhimento: + 351 91 06 81 417 (marcações na "hospedaria")
    E-mail: mosteirotrapistamaeigreja@gmail.com
    Página de Internet

Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias foi fundada a 15 de Janeiro de 1884, no Funchal (Madeira), por Mary Jane Wilson, Irmã Maria de S. Francisco, para tornar presente no mundo os valores do Reino de Deus e colaborar na missão salvadora de Cristo, através do ensino, enfermagem, cuidado às crianças e aos idosos, promoção humana, catequese, pastoral a jovens e adultos. Foi co-fundadora Amélia Amaro de Sá, Irmã Maria Elisabeth de Sá. O seu carisma fundamenta-se na caridade, vínculo da perfeição que se exprime em traços característicos, vividos em grau eminente pela fundadora e que definem a espiritualidade da Congregação. Atualmente, a Congregação está presente em vários países: Itália, Alemanha, Inglaterra, Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Angola, República Democrática do Congo, Brasil, Índia, Filipinas e Timor. Em Portugal, as Irmãs Vitorianas (80) estão espalhadas pelas Dioceses de Angra, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco. Chegaram à Diocese de Bragança-Miranda em Dezembro de 2019 e fundaram uma comunidade de 3 elementos no Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires. 

    Responsável:
    Santuário do Imaculado Coração de Maria
    5350-220 Cerejais, Alfândega da Fé, Portugal
    Tlf.: +351 279 450 020; Fax: + 351 279 450 029
    E-mail: irmasfnsv8@gmail.com
    Página de Internet
    Página de Facebook

Informação actualizada em 02.08.2021