2022-2023 | Aprofundamento | Diocese Bragança-Miranda

INSÍGNIA

Aprofundamento

FONTE BÍBLICA

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39)

FONTE TEOLÓGICA

Uma Igreja Apostólica

DESTINATÁRIOS PREFERENCIAIS

Jovens

APRESENTAÇÃO DO PLANO

Este último ano do projeto pastoral está assinalado pela Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no verão de 2023. É um ano para vivermos com uma alegria genuína e transbordante pois, “jogando em casa”, fazemos a experiência da universalidade da Igreja e também da sua apostolicidade com a presença do Santo Padre, dos nossos Bispos e com milhares de jovens que vem de todo o mundo.

A figura de Maria, Mãe da Igreja, surge como modelo de quem se entusiasma diante da novidade permanente e indizível de Deus e se põe a caminho para servir. O acolhimento e encontro de jovens de todo o mundo exigem as atitudes da hospitalidade, do serviço em gratuidade e da fidelidade ao Evangelho.

Na catequese sobre a Igreja Apostólica, o Papa Francisco realça que a proclamação da Igreja como apostólica frisa o vínculo constitutivo que a Igreja tem com os Apóstolos que foram escolhidos, chamados e enviados por Jesus para rezarem e anunciar o Evangelho. Ele apresenta três significados para o atributo “apostólica” aplicado à Igreja: fundada na oração e pregação dos Apóstolos, na autoridade que lhe foi dada pelo Senhor; guarda e transmite, pela ação do Espírito Santo que a habita, a doutrina, o bom depósito da fé, as sãs palavras recebidas dos apóstolos; continua na história a missão que Jesus confiou aos apóstolos “ide, ensinai, batizai … Eu estarei convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).

Ao longo deste ano vamos imergir na décima quinta obra de misericórdia proposta pelo Papa Francisco de cuidar da casa comum, de contemplar a obra criada por Deus e de assumirmos a responsabilidade partilhada e ativa pelo bem da criação conforme nos é solicitado na Laudato Si.

Os destinatários privilegiados são os jovens, os grandes protagonistas na JMJ e em todo o processo pastoral deste triénio. O Papa lança-nos um grande desafio para a integração dos jovens dizendo ser necessário “adquirir outra flexibilidade, convidando os jovens para acontecimentos que, de vez em quando, lhes proporcionem um espaço onde não só recebam uma formação, mas lhes permitam também compartilhar a vida, festejar, cantar, escutar testemunhos concretos e experimentar o encontro comunitário com o Deus vivo” (ChV 213).

ROTEIRO PASTORAL

O roteiro pastoral é constituído pelas 5 etapas propostas pelo Papa Francisco (EG 24):

Primeirear – Comunidades eclesiais que se encontram alerta e educam os jovens na arte da atenção, como S. João Paulo II exortava: “Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!” (São João Paulo II, mensagem para a JMJ Toronto, 2002). E cada um dos seus membros cultiva a capacidade de reconhecer os sinais que deflagram à sua volta, estando sensível para reagir à mínima manifestação da vontade Deus.

Envolver-se – Comunidades eclesiais capazes de deixar sobrepor as urgências da missão a um calculismo atrofiante e se põem a caminho, sem ansiedade, mas com a “pressa” da alegria interior de “quem encontrou Cristo” pois, “como a Samaritana no poço, não pode reter para si esta experiência, mas sente o desejo de partilhá-la, para levar outros a Jesus (cfr Jo 4)” (Papa Francisco, 14 de outubro de 2013), tal como também Maria fez na visita a Isabel.

Acompanhar – Uma comunidade que cuida dos frágeis, não apenas através de intervenções pontuais, mas com um amor vinculativo e presente, que não teme “permanecer” atenta às reincidências da fragilidade.

Frutificar – Comunidades onde prolifera o “contágio” da caridade e se multiplicam os agentes da alegria.

Festejar – Participação ativa em toda a dinâmica da Jornada Mundial da Juventude em Portugal.

PRIORIDADES PASTORAIS

1. Igreja diocesana que caminha com os jovens.

2. Comunidades cristãs que acolhem e festejam entre os jovens.

3. Construir espaços de encontro para cuidar da fé.

4. Implementar iniciativas e dinâmicas inspiradas na Laudato Si para o nosso território e património da Igreja.

5. Acolhimento de jovens de outros países que venham participar na Jornada Diocesana da Juventude.

ESTRATÉGIAS PASTORAIS

1. Convite aos jovens diocesanos a participar na JMJ 2023.

2. Encontros de jovens a nível das unidades pastorais, arciprestado e diocesano.

3. Retiros, Lectio Divina e reflexões nas comunidades sobre a JMJ.

4. Constituição de grupos e estruturas de acolhimento de jovens que venham para a JMJ.

5. Aproximação das IPSSs católicas ao voluntariado jovem.

6. Manual de boas práticas para aplicação na Laudato Si na diocese.

7. Participação festiva na JMJ em Lisboa dos jovens da Diocese.

• DESCRIÇÃO DO SÍMBOLO DO ANO/PROJETO PASTORAL: Foi concebido pelo Professor Manuel Trovisco.
  • RESPOSTAS À ORAÇÃO UNIVERSAL (ver rodapé desta página)
  • PLANO DE ATIVIDADES MENSAL disponível na Página da Vigararia para a Ação Pastoral.

Última atualização: 01.12.2022