Processo sinodal na Diocese de Bragança-Miranda | Diocese Bragança-Miranda

O processo de escuta sinodal na Diocese de Bragança-Miranda arrancou a 17 de outubro de 2021, na Catedral, em Bragança.

Na altura, D. José Cordeiro pediu entusiasmo a todos os intervenientes, salientando que «o estilo sinodal é um caminho com Deus e com a humanidade para viver uma experiência humilde e desinteressada na lógica do serviço: «o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos». Por isso, o caminho é o do serviço e da conversão.»

Por ocasião da abertura do ano litúrgico-pastoral, o Prelado apresentou a Nota Pastoral «Uma Igreja Católica. Tu interessas-me! / O crescimento. «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste» (cf. At 26,16)»

Nesse grande reencontro presencial, presbíteros, diáconos e esposas, pessoas consagradas, e os leigos que pertenciam ao Conselho Pastoral Diocesano, ao Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos, às Comissões Diocesanas, aos Secretariados e Serviços Diocesanos e ao Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, apresentaram e expuseram, com recurso às novas tecnologias, várias reflexões após enérgicos trabalhos de grupo.

A Diocese de Bragança-Miranda encontra-se, atualmente, em sede vacante, sendo normal que tenha havido um abrandamento, no que se refere ao processo de escuta sinodal. O prazo de entrega das conclusões dos 4 arciprestados termina na última semana de maio. Todavia, o Secretariado já recebeu um número considerável de contributos que lhe permite consolidar uma boa amostra do território.

Nesta fase do processo, e estando a Diocese a viver um período pastoral distinto, entendemos não fazer qualquer leitura prévia, de forma pública, sobre os dados de Bragança-Miranda. Os mesmos serão comunicados à Conferência Episcopal Portuguesa dentro do prazo previsto.

13.05.2022

---------------------------------

Sugestões de Leitura e Visualização

--------------------------------

Página atualizada em 23.06.2022 (11H16), 27.05.2022 (10h49) e em 17.05.2022 (15h22)