Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Comunidades desafiadas a fotografar coroas de AdventoQua, 24/11/2021 - 18:09

No próximo sábado, 27 de novembro, começa o novo ano litúrgico-pastoral na Diocese de Bragança-Miranda, e o Secretariado das Comunicações Sociais volta a desafiar os diocesanos a participar na ação digital "Coroas e Percursos de Advento".

Leigos, consagrados, diáconos e sacerdotes são convidados a fotografar os arranjos de advento das suas casas, paróquias, unidades pastorais e instituições, e a enviar esses registos digitais, até dia 20 de dezembro, para: comunicacao.diocesebm@gmail.com

«Traditionis Custodes»: CEP «está em plena comunhão» com o Papa Francisco na questão do uso do Missal anterior ao Concílio Vaticano IIQua, 24/11/2021 - 15:08

D. José Cordeiro assinala que Francisco prossegue na «constante busca da comunhão eclesial, ferida, pela situação criada nestes últimos anos»

O presidente da Comissão Liturgia e Espiritualidade (CELE) disse que a Conferência Episcopal Portuguesa “está em plena comunhão com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco”, sobre a carta ‘Traditionis Custodes’ e o uso da Liturgia Romana anterior à reforma de 1970.

Igreja: Missal Romano com nova tradução para Portugal e cinco países lusófonosQua, 24/11/2021 - 15:05

O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade (CELE) disse que a nova edição portuguesa do Missal Romano, que vai ter data de 21 de novembro, traz alterações para as conclusões das orações, o ato penitencial (confissão), o nome de Maria, após um trabalho realizado com a Santa Sé.

Paróquia de São João Baptista (Bragança) assinalou Dia Mundial da JuventudeQua, 24/11/2021 - 14:43

Os jovens da Paróquia de São João Baptista (Unidade Pastoral Senhora das Graças), celebraram na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o Dia Mundial da Juventude sob o lema: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26, 16). A celebração diocesana da JMJ do Domingo de Ramos passou para o Domingo de Cristo Rei por vontade do Papa Francisco, e assim os jovens da Paróquia de São João Baptista também fizeram história e disseram: presente!

«Promover a igualdade, eliminar a violência» | Opinião de Henrique Ferreira (CDJP)Qua, 24/11/2021 - 12:15

A Comissão Justiça e Paz da Diocese de Bragança-Miranda promoveu no passado dia 10, no Salão de Festas da Escola Secundária Emídeo Garcia, em Bragança, uma sessão de formação sobre Pobreza, Desigualdade e Violência com o objetivo de sensibilizar as comunidades escolares e não-escolares para uma vida mais pacífica, mais justa, mais igual e menos violenta. Tudo isto à luz da doutrina social da Igreja Cristã Católica.

Comunicado final da 201.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal PortuguesaQui, 11/11/2021 - 19:18

1. A 201.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima de 8 a 11 de novembro de 2021. Além dos membros da Conferência, estiveram também presentes o Senhor Núncio Apostólico, a Presidente e o Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).