Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Aprovado Regulamento para acesso ao Tombo DiocesanoQui, 16/05/2024 - 09:26

O Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro (TDMJC), erigido canonicamente em 2016, e a funcionar na Casa Episcopal, em Bragança, dispõe agora de um regulamento geral.

Foi aprovado por D. Nuno Almeida, e regulamenta o acesso às coleções e serviços do arquivo diocesano, bem como a respetiva tabela de taxas do serviço de pesquisa e reprodução.

O documento (em anexo) também está disponível na página do TDMJC e nos serviços centrais da Cúria Diocesana.

Formação intensiva de Catequistas terminou em MoncorvoSeg, 13/05/2024 - 14:27

Terminou no passado sábado, a formação «A Alegria de Evangelizar» para os catequistas do arciprestado de Moncorvo (concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada-à-Cinta, Vila Flor e Torre de Moncorvo). A última sessão foi presencial e decorreu no salão paroquial de Torre de Moncorvo.
«A Alegria de Evangelizar» foi promovida pelo Secretariado diocesano da Catequese, nos 4 arciprestados, entre 20 de fevereiro e 11 de maio, e abrangeu cerca de 140 catequistas.

«O bem não faz barulho» | Opinião de João CameiraSeg, 06/05/2024 - 11:05

“O bem não faz barulho, mas constrói o mundo”, afirmou o Papa Francisco.

Muitas vezes, as ações positivas que contribuem para o bem, ocorrem de forma silenciosa e discreta, sem grande divulgação nos órgãos de comunicação social ou ampliação nas redes sociais. Muitas vezes, a discrição protege os beneficiários e, para quem pratica o bem, os sorrisos, abraços e palavras, são o bálsamo para continuar a construir mundo!

E que mundo temos estado a construir!? Cada vez mais imprevisível e ruidoso!

Peregrinação anual ao Santuário diocesano de CerejaisQui, 02/05/2024 - 10:46

No último fim-de-semana de Maio, o Santuário diocesano do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais (Alfândega da Fé), promove a sua peregrinação anual.

Este ano, as celebrações (cujo programa se encontra em rodapé) serão presididas pelo Padre Gonçalo Portocarrero de Almada, da Prelatura do Opus Dei.

A eucaristia, no dia 26, será transmitida para todo o país através da Rádio Renascença, emissora católica portuguesa.

Sínodo: Participação dos jovens são garante de que processo «não volta atrás» na diocese de Bragança-MirandaSex, 26/04/2024 - 14:48

Equipa sinodal regista diferenças entre mundo rural e urbano na participação mas revela «serenidade e gratidão» por implicação dos leigos que pedem «escuta, comunhão, acolhimento, valorização do lugar da mulher e padres que amem as suas comunidades».

A participação dos jovens da diocese de Bragança-Miranda na reflexão sinodal em curso é o garante de que este é um processo “que não volta atrás” e tem “futuro assegurado”.