Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e EducaçãoSeg, 26/09/2022 - 15:42

A Conferência Episcopal Portugal manifesta a sua profunda alegria pela nomeação do cardeal português José Tolentino de Mendonça para Prefeito do novo Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana, precisamente quatro anos após a sua nomeação como Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana.

Monte Tabor em BragançaQua, 14/09/2022 - 23:11

O Monte Tabor é uma elevação situada na Palestina para onde Jesus convidou três dos seus discípulos, Pedro, Tiago e João, tendo-lhes mostrado um pouco da sua glória, de tal modo que os levou a exclamar: “Senhor, é bom estarmos aqui!” (Mt 17, 4). Desde o dia 8 de setembro de 2022, o monte Tabor também “está” em Bragança.

Jornadas Nacionais de Comunicação Social da IgrejaSeg, 12/09/2022 - 15:26

«Comunicar a JMJ 2023» é o tema central das Jornadas anuais de Comunicação Social da Igreja Católica em Portugal. Voltam a decorrer em Fátima, de 22 a 23 de setembro, no Domus Carmeli.
São organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa e com a Fundação da Jornada Mundial da Juventude.

«A cor da música é a cor da alma» | Opinião do Pe. Manuel RibeiroSeg, 12/09/2022 - 11:00

Cantar é próprio da alma. Num tempo marcadamente festivo, com a música acompanhar os dias das vidas de cada um de nós, compreendemos a relação ôntica e umbilical da música com a alma. De facto, além dos múltiplos sons que unem o pluralismo e a diversidade numa harmonia desconcertante, a música tem igualmente cor uma vez que o som traz cor e luz à alma, à vida íntima da pessoa humana. Quantas vezes uma música não nos transporta para uma memória, para um encontro marcante e belo? A música aproxima-nos connosco mesmos, com os outros e com Deus Nosso Senhor.

Congresso Missionário "Fraternidade sem fronteiras"Qui, 08/09/2022 - 09:59

Vai decorrer o CONGRESSO MISSIONÁRIO "FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS" nos dias 14 e 15 de outubro de 2022, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

É organizado pelas Obras Missionárias Pontifícias em parceria com a Conferência Episcopal Portuguesa e os Institutos Missionários "Ad Gentes".

Apresenta-se o Programa em ficheiro anexo.

INSCRIÇÕES AQUI

Retiro anual do clero diocesanoQui, 08/09/2022 - 09:49

De 12 a 15 de setembro tem lugar o retiro anual do clero da Diocese de Bragança-Miranda.

Será orientado pelo Cónego Joaquim António da Silva Santos, pároco do Santíssimo Sacramento na Diocese do Porto e Coordenador da Comissão Sinodal daquela diocese.

Estão inscritos 20 sacerdotes e decorrerá no Seminário de S. José, em Bragança.