Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Comunicado da reunião do Conselho Permanente da CEPTer, 14/09/2021 - 22:12

Fátima, 14 de setembro de 2021

1. Tendo em conta a situação atual da evolução da pandemia, continuaremos a realizar as nossas celebrações e atividades pastorais com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento.

Recomendamos que, com os devidos cuidados e observância das normas, sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras atividades pastorais, como a catequese e outros encontros.

Trasladação de D. Manuel de Jesus Pereira para a Catedral - 18.09.2021Ter, 14/09/2021 - 09:17

De acordo com a plurissecular tradição da Igreja Católica é costume sepultar os Bispos na Catedral da sua Diocese. D. Manuel de Jesus Pereira, 41.º Bispo de Bragança-Miranda, vai ser trasladado do cemitério de Baldos para a Catedral.

A celebração terá lugar no próximo dia 18 de setembro, por ocasião do 43.º aniversário do seu falecimento e do 110.º aniversário do seu nascimento.

Hungria/Eslováquia: D. José Cordeiro assinala que visita do Papa pode «ser vista como» uma porta de entrada para o Leste EuropeuSeg, 13/09/2021 - 11:15

Delegado da CEP aos Congressos Eucarísticos afirma que «há uma enorme expectativa» pela visita de Francisco.

D. José Cordeiro, delegado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aos Congressos Eucarísticos, disse que a visita do Papa à Hungria e à Eslováquia “não passará indiferente” e pode “ser vista como” uma porta de entrada para o Leste Europeu.

Delegação portuguesa elogia experiência do Congresso Eucarístico InternacionalSeg, 13/09/2021 - 10:42

Iniciativa marcada pela «diversidade» de tradições e vivências nas comunidades católicas.

A delegação portuguesa ao 52.º Congresso Eucarístico Internacional (CEI), que hoje se encerrou em Budapeste, elogiou a experiência na capital húngara, marcada pela diversidade de tradições e vivências nas comunidades católicas.

Breve nota da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião do falecimento do Dr. Jorge SampaioSex, 10/09/2021 - 14:59

A Conferência Episcopal Portuguesa, por ocasião do falecimento do Dr. Jorge Sampaio, quer exprimir uma homenagem agradecida pela sua vida plena de humanidade, uma vida dedicada à solidificação da democracia, à defesa dos direitos humanos e ao serviço da causa pública em várias funções autárquicas, nacionais e internacionais, particularmente como Presidente da República de 1996 a 2006.

Homilia D. José Cordeiro | Eucaristia 52º CEI, Budapeste - 08.09.2021Qua, 08/09/2021 - 22:20

52º CEI, Budapeste, 8 setembro 2021

Para quem nasceu Maria?

1. Na paciência de Deus

A festa da Natividade da Virgem Santa Maria assume um profundo sentido litúrgico, porque está na direta relação com Cristo-Luz, o Sol de Justiça. Maria é a aurora, a estrela que anuncia o sol e, n’Ela, o cristão é como que uma nova criação irradiada pela luz radiante da manhã de Páscoa.

Vaticano: Documento preparatório do Sínodo dos Bispos aponta para uma «sinodalidade como forma, como estilo e como estrutura da Igreja»Qua, 08/09/2021 - 17:07

Preparação da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2023, começa agora, atenta tanto à «tragédia global» da Covid-19 como à “falta de fé e corrupção».

A Santa Sé publicou, esta terça-feira, o documento preparatório do Sínodo dos Bispos onde indica os princípios da “sinodalidade como forma, como estilo e como estrutura da Igreja”.

«Amar é poder ser amado» | Opinião de Henrique Ferreira (CDJP)Qua, 08/09/2021 - 12:12

As leituras da missa de hoje (domingo, 05-09-2021) sugerem o direito de todos, todas e tods à realização pessoal, profissional, social, cultural e política, seja qual for a condição familiar, social, económica, cultural, religiosa, étnica e política de cada um(a). A partir de agora, passarei a usar o masculino para incluir os três géneros.

Conferências Missionárias 2021Seg, 06/09/2021 - 11:34

Os IMAG (Institutos Missionários Ad Gentes) e os ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes), em colaboração com as OMP (Obras Missionárias Pontifícias), voltam a organizar, no mês dedicado à Missão e pelo segundo ano consecutivo, um ciclo de conferências missionárias, em formato de videoconferência, intitulado À escuta do Diálogo. Este ciclo é composto por 5 conferências online que se realizarão nos dias 30 de setembro e 7, 14, 21 e 28 de outubro.

Portugal: Pastoral Penitenciária dinamiza peregrinação a FátimaSeg, 06/09/2021 - 10:10

A Pastoral Penitenciária, da Igreja Católica em Portugal, vai promover a sua sexta peregrinação nacional ao Santuário de Fátima, a partir das 10h30, do dia 18 de setembro.

“No sentido de nos apresentarmos, perante Nossa Senhora de Fátima, como peregrinos que acorrem ao seu santuário e que aí queremos pedir a proteção e a bênção de Maria para a missão a que somos chamados no início de um novo ano pastoral”, explica a coordenação nacional da Pastoral Penitenciária.