Notícias | Diocese Bragança-Miranda

Novena do Corpo de DeusSeg, 01/06/2020 - 15:40

Depois do longo tempo de confinamento, e de interrupção do culto comunitário, a congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS) pretende contribuir para uma celebração mais intensa do Pentecostes, da Santíssima Trindade e do Corpo de Deus.

Assim sendo, as SFRJS propõem uma novena do Corpo de Deus, para ser vivida tanto individualmente, como em família, e apresentam um conjunto de subsídios que podem ser descarregados no final desta página.

Rosário gigante nos terrenos do Mosteiro Trapista Santa Maria, Mãe da IgrejaDom, 31/05/2020 - 23:25

A Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, no concelho de Miranda do Douro, quis encerrar o mês de Maria com um ato simbólico. No território do Mosteiro Trapista Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi concebido um Rosário gigante com rolos de palha.

A ação foi orientada pelo procurador das Monjas e pároco local, Pe. António Pires, contou com a colaboração de Manuel Martins Vicente, José Oliveira Cangueiro e António Cangueiro. O Rosário estará exposto até à visita das monjas, no mês de julho.

Pastoral Familiar convida casais para Celebração eucarísticaSex, 29/05/2020 - 23:53

O Secretariado diocesano da Pastoral Familiar vai organizar, em setembro, uma celebração eucarística para assinalar os jubileus matrimoniais dos casais que neste ano de 2020 comemoram 10, 25 e 50 anos de matrimónio.
As inscrições podem ser feitas junto dos Párocos, nos cartórios das Unidades Pastorais ou através do endereço de e-mail: sdpastoralfamiliarbraganca@gmail.com

«É Urgente Pensar!» - Artigo de Opinião Pe. Octávio Sobrinho AlvesTer, 26/05/2020 - 17:10

“Não há machado que corte a raiz ao pensamento”.
Assim cantava Manuel Freire, nos finais de uma ditadura política já apodrecida e moribunda em que era proibido pensar.
Esta geração da década de sessenta que assentou arraiais no Maio de 68 e se sentiu iluminada pelo Concílio Vaticano II foi marcada:
Pela ânsia do descobrir;
Pelo desejo de pensar em liberdade;
Sem dogmas ou doutrinas;
Ou até ideologias;
Talvez utopias...talvez.
A descoberta de um relacionamento sem fronteiras iniciou uma peregrinação cultural sem limites.

Celebrações em Bragança a partir de 30 de MaioTer, 26/05/2020 - 11:58

No próximo dia 30 de Maio recomeçam as celebrações religiosas, com a participação das pessoas, e os párocos da cidade de Bragança escreveram uma carta aberta aos fiéis.

Os sacerdotes lembram a necessidade de se respeitarem algumas regras, conforme as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e das autoridades sanitárias, nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara, a higienização das mãos e o respeito da distância recomendada, em relação às outras pessoas.

Admonição do P. Delfim Gomes, Vigário episcopal para o Clero, na Missa CrismalSeg, 25/05/2020 - 22:28

Queremos agradecer também pelas seguintes datas jubilares:

JUBILEUS DE PROFISSÃO RELIGIOSA

• 25 anos de consagração da Ir. Alda de Jesus de Sousa Miranda (Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias)
  • 50 anos de consagração da Irmã Josefa Alves (do Instituto Secular das Servas do Apostolado)

Um agradecimento à Aldeia Eucarística de Pereira, Unidade Senhora do Amparo, pela oferta do azeite para esta celebração.

2020

ESFORÇOS PARTILHADOS Nota da Comissão Nacional Justiça e PazSeg, 25/05/2020 - 15:33

O nosso país, como o mundo inteiro, vê-se hoje confrontado com uma crise económica e social de uma gravidade sem precedentes. Essa crise traduz-se, para muitos, em desemprego, perda total ou muito substancial de rendimentos e privação da satisfação de necessidades básicas, como a alimentação.

As desigualdades que já anteriormente marcavam a nossa sociedade tendem a agravar-se, pois, como revelam vários estudos, são os mais pobres quem, de um modo geral, mais sofre com esta crise.