SN Liturgia publica «Em Vós Confio» do Pe. José Manuel Ribeiro Gomes | Diocese Bragança-Miranda

«No livro “Em Vós confio”, que o Secretariado Nacional de Liturgia agora publica, proporciona-se mais um contributo para a espiritualidade litúrgica. A confiança do orante: «Senhor, em Vós confio» (Sl 90, 2b) é muito importante na vida espiritual cristã, sentir-se acolhido e amado em Deus.

Saudamos e agradecemos ao estimado Padre José Ribeiro Gomes, do nosso presbitério de Bragança-Miranda, por oferecer estas chaves de leitura orante a partir do Ano Litúrgico e que nos textos do Missal Romano, emerge como fonte de espiritualidade.

O Missal integra a Bíblia para a Liturgia, a que chamamos lecionário: «seguindo a nova edição do Missal Romano [2008], o Lecionário e o Pontifical, reelaborámos e traduzimos, em parte, os textos do livro citado atualizando-os, completando-os e criando novos para os muitos dias em falta. Quisemos dar sempre primazia aos textos litúrgicos. O intuito foi avizinhar-se o mais possível da Liturgia diária da Missa, preparando-se para a sua celebração e, ou em ação de graças».

Acrescenta ainda o autor: «As meditações propostas são uma “leitura-orante da liturgia quotidiana”: um modo de viver a vida cristã, com um coração de carne entre os irmãos; uma “Lectio Divina”, que encontra a sua fonte e cume na celebração da Missa».

Sem oração, ou melhor, sem Liturgia não há Missão. Por isso, «A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizadora e fonte dum renovado impulso para se dar».

(D. José Cordeiro, in Apresentação)

Fotomontagem a partir de fotografia de Bruno Luís Rodrigues/SDCS.