Saudação de D. José Cordeiro a D. Nuno Almeida | Diocese Bragança-Miranda

Saúdo e felicito fraternalmente D. Nuno Manuel dos Santos Almeida pela designação do Papa Francisco para 45º Bispo de Bragança-Miranda. Desde 2016 como Bispo Auxiliar em Braga serviu com dedicado entusiasmo o Evangelho no caminho sinodal samaritano. Por isso, com D. Delfim Esteves, com D. Jorge Ortiga, com oPresbitério e com o Povo de Deus agradeço ao Senhor o dom da sua vida e missão na partilha leal da comunhão eclesial. Muito obrigado, estimado D. Nuno!

Alegro-me também com Mons. Adelino Paes, com D. António Montes, com o Presbitério e com o Povo de Deus peregrino na querida Diocese de Bragança-Miranda, a comemorar 478 anos da sua criação a partir de Braga.Após um tempo dilatado de sede vacante com duplicada Quaresma/Páscoa, acolhe agora o dom da graça de umnovo Pastor em aleluia pascal.

Juntos rezemos na gratidão e na esperança: «Senhor nosso Deus, pastor eterno dos fiéis, que dirigis a Igreja com a variedade e riqueza dos vossos dons e a governais com inefável amor, concedei ao vosso servo Nuno, que pusestes à frente do vosso povo, a graça de presidir, em nome de Cristo, ao rebanho que lhe foi confiado, como mestre da verdade, sacerdote do culto divino e servo fiel no governo da Igreja» (Missal Romano).

A Senhora das Graças e São Bento o favoreçam na sinodalidade da nova e esperançosa missão evangelizadora, «testemunhando a verdade no amor» (Ef4, 15).

 

Braga, 19 de maio de 2023

 

+ José Manuel Cordeiro

Arcebispo Metropolita de Braga

-----------------------

Fotografia: DACS