Reunião Geral Anual da Legião de Maria | Diocese Bragança-Miranda

O Comitium Mater Gratiae de Bragança, os Praesidia da cidade de Bragança e da vila de Argozelo, realizaram no dia oito de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, entre as 15 e as 17 horas, na cripta da Igreja de Santo Condestável, a sua Reunião Geral Anual. Foi uma reunião muito participada, festiva e alegre, na qual todos os legionários de Maria, presentes, tiveram oportunidade de conversar entre si e de se conhecer mais intimamente.

A importante finalidade desta reunião é a união da família legionária; aumentar a verdadeira amizade e dar aos legionários de Maria o espírito de uma grande família.

No seu programa, esta festividade teve quatro momentos principais:

- um momento de oração, onde foram rezadas as orações legionárias (iniciais, catena legionis e finais, incluindo cinco dezenas do Rosário e a salve-rainha);

- um momento de formação, com a Alocução feita pelo  Assistente Espiritual, Monsenhor Adelino Paes, Digníssimo Administrador Diocesano da Diocese de Bragança-Miranda, pela qual fez o enquadramento da Reunião, apelou à vigilância e à preparação dos legionários neste Advento que estamos a viver, apelou à esperança e mudança de mentalidades, para que ,tal como a Virgem Santa Maria saibamos levantarmo-nos e partir apressadamente ao encontro do nosso próximo (Tema da próxima Jornada Mundial da Juventude), e saibamos acolher em nossos corações a Jesus, o Salvador, que vem ao nosso encontro. Motivou a todos, para que saibamos continuar a fazer o anúncio do Reino de Deus, esse Reino que não é deste mundo, mas que Jesus vem instituir já entre nós: um Reino de amor, de Justiça e de paz.

- um momento cultural e recreativo, durante o qual algumas legionárias presentes, rezando, cantando ou declamando, apresentaram várias orações, canções e poemas, alguns de sua autoria e outros retirados dos livros de apoio ao estudo da Legião de Maria.

– um momento de partilha de farnéis, onde numa mesa variada, farta e de muita qualidade, todos saborearam uma fatia de bolo e um copo de chá ou de sumo.

A festa terminou com a recitação do poema “A loa a Santo António”, pela sua autora, do qual se apresentam, em anexo, algumas quadras. Por fim, com muito entusiasmo cantou-se o Hino da Legião de Maria.

A Legião de Maria formula votos de um Feliz e Santo Natal para todos, clero, pessoas consagradas, legionários e fiéis leigos da Diocese de Bragança-Miranda.

O Assistente Espiritual Adjunto

Diac. Amílcar Pires