Reflexão diocesana sobre o Sínodo marca a abertura do Ano Litúrgico e Pastoral | Diocese Bragança-Miranda

Bragança, 04 de novembro de 2021

Graça e Paz!

Na necessidade pastoral e no encanto de caminhar juntos, propomo-nos prosseguir no triénio litúrgico e pastoral eclesiológico de “Igreja em saída” com todos, acompanhando e escutando na fé adulta, nomeadamente, as crianças, os adolescentes e os jovens num renovado sentido eclesial: Uma Igreja Serva que educa, celebra e festeja, rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa, 1 a 6 de agosto de 2023.  Igreja é missão. Tu interessas-me!

Este ano oferece-nos ainda a enorme graça de percorrermos um caminho sinodal com toda a Igreja Católica, sob o tema: «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão». Na verdade, «Se escutar é o método do Processo sinodal e discernir é o objetivo, então a participação é o caminho».

Por isso, convidamos todos os Presbíteros; todos os Diáconos e esposas; todas as Pessoas Consagradas; e todos os Leigos e Leigas que pertencem: ao Conselho Pastoral Diocesano, ao Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos, às Comissões Diocesanas, aos Secretariados e Serviços Diocesanos e ao Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, para juntos iniciarmos o Ano Litúrgico e Pastoral, marcando uma etapa do processo sinodal, no dia 27 de novembro de 2021, na Escola Emídio Garcia em Bragança, com o seguinte programa:

08h30 - Acolhimento

09h00 - Oração – Laudes

09h30 - Reflexão: Uma Igreja Católica. Tu interessas-me! «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste» (cf. At 26,16).

10h00 - Trabalho por Grupos

Ao anunciar o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza na nossa Igreja diocesana? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

12h30 - Síntese e Encerramento

Juntos somos a Igreja serva, que educa, celebra e festeja. Somos um povo em caminho e recomeçamos no itinerário de acesso à vida eterna: por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Cordialmente grato em Cristo Esperança

+ José Cordeiro, vosso Bispo