Portugal: «Zoom in» às 21 dioceses indica locais a visitar para um «desconfinamento saudável» | Diocese Bragança-Miranda

Propostas da Agência ECCLESIA e dos secretariados de comunicação diocesanos vão fazer companhia ao longo do mês de agosto

A Agência ECCLESIA e os secretariados de comunicação das 21 dioceses de Portugal sugerem locais a conhecer e a visitar nas várias regiões do país e podem “determinar um desconfinamento saudável”.

Na apresentação da edição especial onde se reúnem as propostas avançadas pelas 21 dioceses de Portugal, o diretor da Agência ECCLESIA lembra a necessidade de “estar com familiares e amigos de cara descoberta”, de “respirar a natureza sem filtros” e “deixar o ‘zoom'”, o programa de conversação online, para fazer “zoom in” (movimento de aproximação das câmaras de filmar) a “tantos recantos de Portugal, aproximando-se de lugares e pessoas, templos e florestas, montanhas e praias”.

“O confinamento deixa marcas na economia e sobretudo nas pessoas”, afirma Paulo Rocha, acrescentando que “é necessário abraçar largos horizontes, os que desafiam ao cuidado dos outros, à criatividade sustentável, à vida saudável”.

Para o diretor da Agência ECCLESIA, “visitar é um caminho para o cuidado, a criatividade e a saúde, no corpo e no espírito”.

A edição especial agora divulgada sugere “ambientes inesperados, que surpreendem pela beleza e pelo assombro, no interior e no litoral, em contexto de culto ou de cultura”.

As propostas reunidas na edição hoje divulgada foram feitas pelas 21 dioceses de Portugal, num trabalho em parceria entre a Agência ECCLESIA e os secretariados diocesanos de comunicação.

“Obrigado a cada diocese, a quem escolheu destinos a visitar e apresentou recantos e particularidades que permanecem aparentemente distantes de quem passa… E obrigado a todos os leitores por reservarem alguns minutos para conhecer sítios, templos, miradouros, centros de culto e de cultura nas 21 dioceses de Portugal”, afirma Paulo Rocha.

Para além da publicação de uma edição digital onde se divulgam pontos de interesse nas 21 dioceses de Portugal e também a equipa e os planos da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, ao longo do mês de agosto os vários destinos vão ser apresentados nas “Conversas na Ecclesia”, no portal da Agência ECCLESIA às 17h00, e no programa Ecclesia que é emitido na Antena 1, de segunda a sexta-feira, às 22h45.

“A leitura destas páginas é, por certo, o primeiro passo para uma visita. A fazer ou, pelo menos, a programar”, afirma o diretor da Agência ECCLESIA.

Octávio Carmo in Agência Ecclesia

Ficheiros: