Portugal: Pastoral Penitenciária dinamiza peregrinação a Fátima | Diocese Bragança-Miranda

A Pastoral Penitenciária, da Igreja Católica em Portugal, vai promover a sua sexta peregrinação nacional ao Santuário de Fátima, a partir das 10h30, do dia 18 de setembro.

“No sentido de nos apresentarmos, perante Nossa Senhora de Fátima, como peregrinos que acorrem ao seu santuário e que aí queremos pedir a proteção e a bênção de Maria para a missão a que somos chamados no início de um novo ano pastoral”, explica a coordenação nacional da Pastoral Penitenciária.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, vai presidir à peregrinação.

O programa deste encontro, no próximo dia 18 de setembro, começa com o acolhimento às 10h30, junto à Rotunda Sul, depois vão participar na Via Sacra, até ao Calvário Húngaro, e o almoço partilhado, a partir das 12h30, é no parque 5 do santuário mariano.

D. Joaquim Mendes vai presidir à Eucaristia, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se um momento celebrativo e despedida, na Capelinha das Aparições.

Sobre a participação dos reclusos, a coordenação nacional informa que podem peregrinar à Cova da Iria os que se encontrem em “condições de beneficiarem de licença de saída jurisdicional ou de licença de saída de curta duração”, e que manifestem interesse em participar.

“Recomenda-se uma articulação próxima entre os reclusos interessados em participar e o assistente espiritual e religioso católico de cada estabelecimento prisional”, acrescentam.

A  VI Peregrinação Nacional da Pastoral Penitenciária ao Santuário de Fátima destina-se também às pessoas que estiveram em reclusão e seus familiares, aos assistentes espirituais e religiosos prisionais e colaboradores, voluntários prisionais, membros da Cáritas, dirigentes das prisões, guardas prisionais, técnicos que trabalham nas prisões, familiares de todos estes agentes e todos os simpatizantes da Pastoral Penitenciária que desejem estar presentes.

Este ano, a Pastoral Penitenciária de Portugal já realizou o seu XVI Encontro Nacional, em dois momentos, um presencial e outro online, nos dias 21 de junho e 10 de julho.

Carlos Borges in Agência Ecclesia