Paróquias de Vimioso promovem exposição de arte sacra | Diocese Bragança-Miranda
«Santa Maria / Devoção e Cultura» é o tema de uma exposição de arte sacra que vai estar patente, nas galerias da Casa da Cultura de Vimioso, até ao final do verão.
São perto de 40 imagens, entre os séculos XVII e XX, provenientes de algumas famílias e do acervo sacro das comunidades de Algoso, Caçarelhos, Mora, Pinelo, São Joanico, Serapicos, São Pedro, Vale Pena, Vilar Seco e Vimioso.
Vão estar expostas diariamente até 31 de agosto.
«Olhar para Santa Maria é referenciá-la a uma igreja, capela, oratório ou até a uma família. Um lugar de culto é, mesmo fora das celebrações, um lugar vivo onde se exprimem a oração do povo e a realidade invisível», salienta o Padre Rufino Xavier, promotor da iniciativa.
«A deslocação de uma obra (escultura ou pintura) para uma exposição como esta pode ser ocasião, para a comunidade que a circunda ou frequenta, de entrar na compreensão do lugar e do mistério que fez nascer a obra, reapropriando-se delas de uma nova maneira, para que possam permitir ao outro de aí entrar e perceber o sentido», acrescenta.
Esta exposição, cuja entrada é livre e gratuita, gera «novos ângulos de leitura e interpretação, onde nasce naturalmente uma verdadeira relação emergente: cada um deve estar pronto a ver a “sua obra adquirir uma nova vida”», conclui o sacerdote.
«Santa Maria / Devoção e Cultura» tem o apoio do Município de Vimioso e de todas as Comissões Fabriqueiras da Unidade Pastoral Senhora da Visitação.