Paróquia de São João Baptista (Bragança) assinalou Dia Mundial da Juventude | Diocese Bragança-Miranda

Os jovens da Paróquia de São João Baptista (Unidade Pastoral Senhora das Graças), celebraram na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o Dia Mundial da Juventude sob o lema: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26, 16). A celebração diocesana da JMJ do Domingo de Ramos passou para o Domingo de Cristo Rei por vontade do Papa Francisco, e assim os jovens da Paróquia de São João Baptista também fizeram história e disseram: presente!

Para esta jornada foram convidados todos os jovens da Paróquia, nomeadamente: Plataforma Jovens Sem Sofá, Grupo do Crisma, Catequizandos do 7º ao 10º ano, Acólitos e Jovens da Academia dos Santos Mártires, para caminharmos juntos num verdadeiro ritmo sinodal.

Oriundos de diversos países Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe) 83 jovens iniciaram o seu dia com a celebração da Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro e concelebrada pelo Pároco, Pe. José Bento Soares. A Eucaristia foi animada pelos Jovens sem Sofá, sendo esta celebração um momento de multiculturalidade onde cada um pôde expressar a sua fé na sua própria língua e com os seus próprios gestos. De seguida, e como propôs o Papa Francisco para este dia, os jovens tomaram parte numa peregrinação espiritual, que os conduziu aos claustros da Igreja da antiga Sé, à Catedral de Bragança e à Igreja de São Tiago. Ao longo do percurso, tendo como companheiro de viagem o nosso Bispo, os jovens refletiram na mensagem do Papa para este dia. O dia terminou com uma mensagem dos jovens Laudato si, que nos ajudaram a tomar consciência de como podemos olhar pela nossa casa comum.

Como um dos momentos mais marcantes, os jovens tiveram oportunidade de testemunhar a sua fé publicando nas diferentes redes sociais, dando assim cumprimento a um desafio de sua Santidade na mensagem aos jovens para este dia: “Levanta-te e testemunha com alegria que Cristo vive! Espalha a sua mensagem de amor e salvação entre os teus coetâneos, na escola, na universidade, no trabalho, no mundo digital, por todo o lado.”
Salienta-se que ao longo deste dia foram cumpridas as regras definidas pela Direção Geral de Saúde.

Texto/fotografia: Ivone Calado e Rui Magalhães