Padre Sérgio Dinis nomeado Bispo Ordinário Castrense | Diocese Bragança-Miranda
Nota da CEP
O Papa Francisco nomeou o Reverendo Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis, da diocese de Vila Real, como Bispo Ordinário Castrense para Portugal, em substituição de D. Rui Manuel Sousa Valério, que continuará a guiar o Ordinariato Castrense como Administrador Apostólico até à tomada de posse do seu sucessor.
A Conferência Episcopal congratula-se com esta nomeação do Padre Sérgio Dinis como Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, desejando-lhe um frutuoso ministério pastoral neste setor tão relevante para a vida no nosso país, bem como uma participação ativa no seio da Conferência Episcopal.
Lisboa, 22 de novembro de 2024
-----
Nota biográfica do Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis
O Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis nasceu a 8 de maio de 1970 em Ermelo, Concelho de Mondim de Basto, Diocese de Vila Real.
Depois de frequentar o Colégio Salesiano de Poiares, foi aluno do Seminário de Vila Real e do Seminário Maior do Porto.
Obteve a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e a Licenciatura em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca.
Foi ordenado sacerdote a 17 de julho de 1994, incardinando-se na Diocese de Vila Real.
Iniciou o seu ministério pastoral como Secretário do então Bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves (1993-1996).
Desde 1996 até à atualidade, é Pároco da Paróquia de Santa Maria Maior, em Murça. Desde 1998 até à data, é também Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação, em Noura. Posteriormente, foi também nomeado Pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena, em Candedo. Foi também Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação, em Fiolhoso (1996-1998) e da Paróquia de São Sebastião, em Pópulo (1996-2014).
Atualmente é também Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano com sede em Vila Real, Arcipreste do Arciprestado Douro II, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Murça, bem como Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral da Diocese de Vila Real.